Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Anjos, Juarez José Tuchinski dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-29T14:06:57Z | - |
dc.date.available | 2020-01-29T14:06:57Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. A documentação da Câmara dos Deputados: fonte para a história da instrução no Império (1826-1834) Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 61, p. 882-898, abr./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24735. Acesso em: 29 jan. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36743 | - |
dc.description.abstract | Adotando os procedimentos metodológicos da teorização de fontes (FARIA FILHO, 1997a;
NUNES, 2005) e dialogando com a historiografia da educação imperial, o artigo tem por
objetivo identificar e apontar as características e possibilidades da documentação existente
no Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), com vistas à produção de
fontes para o estudo da história da instrução elementar no Brasil Império. Detêm-se
cronologicamente nos anos de 1826 a 1834, fase da centralização do ensino elementar
imperial. As conclusões apontam para a hipótese de que da documentação custodiada no
Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados emerge um duplo testemunho para a pesquisa
sobre a história da escolarização no Império: de uma parte, as diferentes atitudes políticas
em torno da escola e da escolarização da infância no país, mediadas por agentes políticos
designados representantes da nação; de outra parte, a partir das referências aos contextos
concretos vivenciados no país à época — particularmente de professores e outras pessoas
envolvidas diretamente com o mundo da escola —, sentidos e significados sobre a história
da educação na fase da centralização do ensino elementar, pouco observados até o momento, mas que podem vir a ser mais bem evidenciados pelo estudo do tipo de escola e
escolarização que ali se vinha produzindo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A documentação da Câmara dos Deputados : fonte para a história da instrução no Império (1826-1834) | pt_BR |
dc.title.alternative | Documents of the Chamber of Deputies : a source for the history of education in the Empire (1826-1834) | pt_BR |
dc.title.alternative | La documentación de la Cámara de Diputados : fuente para la historia de la instrucción en el Imperio (1826-1834) | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - historiografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil. História - Império, 1822-1889 | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO09 | - |
dc.description.abstract1 | By adopting the methodological procedures of the theorization of sources (FARIA FILHO,
1997a; NUNES, 2005) and analyzing the historiography of imperial education, this paper
aimed at identifying and pointing out the characteristics and possibilities of the existing
documentation of the Historical Archives of the Chamber of Deputies, in Brasília (DF), aiming
to produce sources for the study of the history of elementary education in the imperial period
of Brazil. Chronologically, it covers the period between 1826 and 1834, that is, the phase of
centralization of the imperial elementary education. The conclusions pointed out the
hypothesis that the documents kept in the Historical Archives of the Chamber of Deputies
unveil a dual testimony to the research on the history of education in the Empire: on the one
hand, the different political attitudes concerning the child education and school in the country,
mediated by political agents designated as representatives of the nation; on the other hand,
based on the references to the concrete contexts experienced in the country at that time —
particularly in relation to teachers and other people directly involved with the universe of
school — the meanings and senses regarding the history of education in the phase of
centralization of elementary education, little observed so far, but that may be better evidenced
by the study on the type of school and education that was then produced | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Adoptando los procedimientos metodológicos de la teorización de fuentes (FARIA FILHO,
1997a; NUNES, 2005) y dialogando con la historiografía de la educación imperial, el artículo
tiene por objetivo identificar y apuntar las características y posibilidades de la documentación
existente en el Archivo Histórico de la Cámara de Diputados, en Brasilia (DF) con vistas a la
producción de fuentes para el estudio de la historia de la instrucción elemental en Brasil
Imperio. Se detenen cronológicamente en los años 1826 a 1834, fase de la centralización de la
enseñanza elemental imperial. Las conclusiones apuntan a la hipótesis de que de la
documentación custodiada en el Archivo Histórico de la Cámara de Diputados emerge un doble
testimonio para la investigación sobre la historia de la escolarización en el Imperio: de una
parte, las diferentes actitudes políticas en torno a la escuela y la escolarización de la infancia
en el país, mediadas por agentes políticos designados representantes de la nación; de otra
parte, a partir de las referencias a los contextos concretos vivenciados en el país en la época -
particularmente de profesores y otras personas involucradas directamente con el mundo de la
escuela -sentidos y significados sobre la historia de la educación en la fase de la centralización
de la enseñanza elemental, poco observados hasta el momento, pero que pueden venir ser
mejor evidenciados por el estudio del tipo de escuela y escolarización que allí se venía
produciendo. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|