Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36740
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_AiltonBispodosSantosJunior.pdf2,45 MBAdobe PDFView/Open
Title: Avaliação de um mestrado profissional em nível de impacto social
Authors: Santos Junior, Ailton Bispo dos
Orientador(es):: Abbad, Gardênia da Silva
Assunto:: Avaliação de programas
Avaliação educacional
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Matemática - estudo e ensino
Impacto social
Issue Date: 28-Jan-2020
Citation: SANTOS JUNIOR, Ailton Bispo dos. Avaliação de um mestrado profissional em nível de impacto social. 2019. 142 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Em média, os jovens brasileiros têm apresentado baixo desempenho na disciplina Matemática em avaliações em larga escala, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), demonstrando precário letramento matemático. Com vistas a mitigar esse problema, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), induziu a criação de programa de mestrado profissional em rede nacional, destinado a professores de matemática das escolas públicas, como forma de suprir déficit de formação, melhorando a aprendizagem dos estudantes. Desde o início do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), em 2011, foram destinados mais de R$204 milhões para sua execução, o que torna relevante para a sociedade a busca de evidências da efetividade dessa política pública. O objetivo principal deste estudo foi avaliar o impacto do PROFMAT, no nível de impacto social, nas instituições públicas de origem dos concluintes do programa. Para tanto, foram conduzidos três estudos. O primeiro teve delineamento de natureza mista, qualitativa e quantitativa, de corte transversal com pesquisa em dados de fontes secundárias (documental e arquivística) e primárias, por meio de entrevistas com stakeholders do PROFMAT. O segundo estudo teve delineamento de natureza mista, qualitativa e quantitativa, descritiva, de corte transversal com pesquisa em dados de fontes secundárias (fontes arquivísticas). Por fim, o terceiro estudo apresentou delineamento quase-experimental com cinco grupos compostos por escolas onde atuam egressos do PROFMAT (grupos experimentais) e cinco grupos controle, compostos por escolas onde não há egressos do programa. As amostras abrangeram escolas públicas do DF (n=29), GO (n=39), MT (n=12), MS (n=23) e PR (n=61). O impacto social foi medido em termos de aumento da média dos estudantes no Saeb Matemática Séries Finais do Ensino Fundamental nos anos de 2013, 2015 e 2017. Foram aplicados Testes t de Student e Ancova fatorial mista de medidas repetidas. Os resultados dos Testes t apontaram que houve diferenças estatisticamente significativas nas médias das notas das escolas com e sem egressos do PROFMAT em três unidades da Federação: DF, GO e PR, indicando maiores médias em escolas com egressos do programa. Porém as Ancovas fatoriais mistas foram executadas apenas para as escolas do DF, haja vista que, nas amostras das demais unidades da federação, houve quebra de pressupostos estatísticos. Assim, somente no DF foram encontradas diferenças dentro de cada grupo entre as notas do Saeb 2013, 2015 e 2017, quando as notas dessas escolas no pré-teste (Saeb 2011) foram utilizadas como covariável. Concluiu-se, portanto, que os achados apontam indícios da efetividade do PROFMAT na medida em que a melhoria na nota do Saeb Matemática das escolas onde atuam seus egressos pode estar relacionada ao programa, evidenciando, assim, existência de impacto social.
Abstract: On average, young Brazilians have presented low performance in Mathematics in large-scale evaluations such as the Basic Education Assessment System (SAEB) and the Program for International Student Assessment (PISA), demonstrating poor mathematical literacy. In order to mitigate this problem, the Coordination for Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), led to the creation of a professional master's program in a national network, aimed at teachers of mathematics in public schools as a way to overcome their training deficit, and to improve student´s learning. Since the beginning of the Master's program in Mathematics in National Network (PROFMAT) in 2011, over US$ 50 million have been allocated for its execution, which makes it relevant for society to seek evidence of the effectiveness of this public policy. The main objective of this study was to evaluate the impact of PROFMAT, in the level of social impact, in the public schools where its graduates work. Therefore, three studies were conducted. The first one was a mixed, qualitative and quantitative cross-sectional study with data from secondary sources (documentary and archival) and primary sources, through interviews with PROFMAT stakeholders. The second study had a qualitative and quantitative, descriptive, cross - sectional design with data from secondary sources (archival sources). Finally, the third study presented a quasi-experimental design with five groups composed of schools where PROFMAT graduates work (experimental groups) and five control groups, composed of schools where there are no graduates of the program. The samples covered public schools in the Federal District (n=29), Goiás (n=39), Mato Grosso (n=12), Mato Grosso do Sul (n=23) e Paraná (n=61). The social impact was measured in terms of increasing the average of students in SAEB Mathematics Final Years of Elementary School in the years of 2013, 2015 and 2017. T Test and mixed factorial ANCOVA with repeated measures were applied. The results of the tests showed that there were statistically significant differences in the mean grades of schools with and without PROFMAT graduates in three units of the Federation: Federal District, Goiás and Paraná, indicating higher averages in schools with program graduates. However, the mixed factor ANCOVAs were only executed for the schools of the Federal District, since in the samples of the other Brazilian States, the statistical assumptions were violated. Thus, only in the Federal District were found differences within each group between the 2013, 2015 e 2017 Saeb grades, when the grades of these schools in the pre-test (Saeb 2011) were used as a covariate. It was concluded, therefore, that the findings point to indications of the effectiveness of PROFMAT insofar as the improvement in the Saeb Mathematics grade of the schools where its graduates work, may be related to the program, thus evidencing the existence of social impact.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36740/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.