Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36722
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabrielaBorgesAntunes.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Desenquadrando o samba : análise da trajetória de Clementina de Jesus
Autor(es): Antunes, Gabriela Borges
Orientador(es): Farias, Edson Silva de
Assunto: Jesus, Clementina de, 1901-1987 - crítica e interpretação
Samba - música popular - Brasil
Cultura afro-brasileira
Identidade nacional
Sincretismo racial
Data de publicação: 28-Jan-2020
Referência: ANTUNES, Gabriela Borges. Desenquadrando o samba: análise da trajetória de Clementina de Jesus. 2019. 207 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo dessa tese é analisar a construção de um novo enquadramento sobre o samba a partir da imagem artística de Clementina de Jesus. Esse novo enquadramento rompeu com a ideia construída desde a década 1930, de que o samba seria uma manifestação da cultura popular brasileira, sendo resultado de uma mistura de raças e classes. A partir da década de 1960, o samba deixou de ser visto como resultado de um sincretismo cultural e passou a ser percebido como uma expressão da cultura negra. Esse processo contou com a atuação de mediadores culturais, que aproximaram o público de classe média aos artistas populares no cenário do samba carioca. No passado esta mediação era feita por intelectuais nacionalistas que buscavam construir a identidade nacional a partir da ideia de sincretismo racial. O surgimento dos folcloristas urbanos possibilitou uma nova interpretação que passou a ver no samba uma manifestação autêntica da cultura negra. Clementina de Jesus contou com a mediação de Hermínio Bello de Carvalho que a introduziu na cena musical carioca como uma autentica intérprete do samba de raiz. A artista atualizou uma tradição musical da população negra, que encontra poucos ou raros registros, dado o processo histórico de desvalorização da cultura negra. Sendo assim, ela reescreveu com sua música a história de seu povo, contribuindo para que essa tradição oral não se apagasse. Foi a partir da sua agência, vinculada à trama em que outros e outras artistas compuseram uma nova figuração da música popular brasileira.
Abstract: The purpose of this thesis is to analyze the construction of a new framework on samba based on the artistic image of Clementina de Jesus. This new framework broke with the idea built since the 1930s, that samba would be a manifestation of the Brazilian popular culture, resulting from a mixture of races and classes. Since the 1960s samba was no longer seen as a result of cultural syncretism and but as an expression of black culture. This process relied on the work of cultural mediators, who brought the middle-class audience to the popular artists in the samba scene. In the past, this mediation was done by nationalist intellectuals who sought to build national identity from the idea of racial syncretism. The emergence of urban folklorists made possible a new interpretation that began to see samba as an authentic manifestation of black culture. Clementina de Jesus was mediated by Hermínio Bello de Carvalho, who introduced her to the Carioca music scene as an authentic interpreter of the “samba de raiz”. The artist has updated a musical tradition of the black population, which finds few or rare records, given the historical process of devaluing black culture. Thus, she rewrote with her music the history of her people, contributing to this oral tradition did not go away. It was from his agency, linked to the plot in which others and other artists composed a new figuration of Brazilian popular music.
Résumé: Le but de cette thèse est d'analyser la construction d'un nouveau cadre sur la samba basé sur l'image artistique de Clementina de Jesus. Ce nouveau cadre a rompu avec l’idée construite depuis les années 30, selon laquelle la samba serait une manifestation de la culture populaire brésilienne, issue d’un mélange de races et de classes. À partir des années 1960, la samba n'était plus considérée comme un résultat du syncrétisme culturel et était désormais perçue comme une expression de la culture noire. Ce processus s'appuyait sur le travail de médiateurs culturels, qui ont amené le public de la classe moyenne aux artistes populaires de la scène de la samba. Dans le passé, cette médiation était assurée par des intellectuels nationalistes qui cherchaient à construire une identité nationale à partir de l'idée de syncrétisme racial. L’émergence de folkloristes urbains a rendu possible une nouvelle interprétation qui a commencé à faire de la samba une manifestation authentique de la culture noire. Clementina de Jesus a été médiatisée par Hermínio Bello de Carvalho, qui lui a présenté la scène musicale carioca en tant qu'interprète authentique de la «samba de raiz». L'artiste a mis à jour une tradition musicale de la population noire, qui trouve peu ou pas de disques, compte tenu du processus historique de dévalorisation de la culture noire. Ainsi, elle a réécrit avec sa musique l’histoire de son peuple, contribuant à cette tradition orale. C'était de son agence, liée à l'intrigue dans laquelle d'autres artistes et d'autres composèrent une nouvelle représentation de la musique populaire brésilienne.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.