Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36630
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_CriacaoAutoriaCulturas.pdf312,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPequeno, Saulopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Daniela Barros Pontes ept_BR
dc.contributor.authorPederiva, Patrícia Lima Martinspt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:32:33Z-
dc.date.available2020-01-24T10:32:33Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationPEQUENO, Saulo; BARROS, Daniela; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. Criação e autoria nas culturas tradicionais desde a Teoria Histórico-Cultural. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, n. spe, p. 208-213, 2019. DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i_esp/29002. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922019000600208. Acesso em: 27 abr. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36630-
dc.description.abstractAs expressões culturais tradicionais sofrem constante subalternização a partir da organização eurocêntrica e colonial, que as deslegitima em seus saberes, cosmologias e modos de ser e viver. O não enquadramento na noção hegemônica de autoria individual nas normas de propriedade intelectual e direitos autorais é uma das formas com que esta subalternização acontece. O entendimento hegemônico de criação é pautado pela ideia moderna de indivíduo. Entretanto, os processos de criação nas expressões culturais tradicionais são coletivos e coincidem com seus processos educativos. O objetivo deste trabalho é propor, a partir da teoria histórico-cultural de Vigotski, um outro olhar para os processos de criação, sob a perspectiva de que pessoa e meio social formam uma unidade indivisível. O texto apresentado é parte de tese de doutorado em educação, de caráter teórico, e concentra suas discussões nas assimetrias entre a autoria individual e o caráter coletivo do ato criador. Conclui-se que não basta a revisão dos mecanismos legais de proteção autoral, mas é necessária uma inversão na lógica hegemônica que embasa tais instrumentos. Propõe-se como caminho um outro entendimento de criação e educação, que reconheça a expressão autêntica das pessoas detentoras de expressões culturais tradicionais.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCriação e autoria nas culturas tradicionais desde a Teoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.title.alternativeCreation and authorship in the traditional cultures from Historical-Cultural Theory-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subject.keywordAutoriapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordExpressões culturais tradicionaispt_BR
dc.subject.keywordTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.rights.license(CC BY) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i_esp/29002pt_BR
dc.description.abstract1The traditional cultural expressions are constantly subalternized by the colonialism and eurocentrism, that delegitimizes their knowledges, cosmologies and ways of being and living. One of this subalternizing practices is the impossibility of claiming intellectual property rights and copyrights, once these laws are based on the hegemonic idea of individual authorship. The hegemonic understanding of creation comes from the modern idea of individual. The objective of this paper is to propose, through the cultural-historical theory of Vigotski, a different approach of the creation process, outlining the perspective that a person and the social medium are an indivisible unity. The paper is a fragment of a theoretical doctoral thesis in Education, and focuses the discussion on the asymmetries between the individual authorship and the collective aspect of the creation act. It concludes that the review of laws is not enough, but there’s the necessity of inverting the logic of the hegemonic paradigm. The text proposes another way to understand creation and education, one that recognizes the authentic expression of the traditional cultural expression’s holders.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-1986-5795-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-9324-8747-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-4434-6671-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.