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Título: Uso dos resultados da autoavaliação institucional pelos gestores da Universidade de Brasília
Outros títulos: Use of institutional self-assessment results by University of Brasilia managers
Autor(es): Arruda, June Alves de
Paschoal, Tatiane
Demo, Gisela
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2453-9927
http://orcid.org/0000-0002-2688-1411
http://orcid.org/0000-0003-1864-0471
Assunto: Avaliação de programas
Avaliação institucional
Universidade de Brasília
Data de publicação: 2019
Editora: Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).
Referência: ARRUDA, June Alves de; PASCHOAL, Tatiane; DEMO, Gisela. Uso dos resultados da autoavaliação institucional pelos gestores da Universidade de Brasília. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 24, n. 3, p. 680-698, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300007. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772019000300680. Acesso em: 23 jan. 2020.
Resumo: Este estudo aborda o tema avaliação de políticas e programas. Justifica-se diante da crença nacional de linearidade entre a realização de uma avaliação e o uso de seus resultados. O programa selecionado é a Autoavaliação Institucional (AAI), componente do Sinaes. A instituição selecionada, UnB, foi uma das pioneiras no campo da AAI, cuja experiência serviu de referência para a construção de políticas nacionais posteriores, como o atual Sinaes. Os objetivos específicos desta pesquisa foram: 1) descrever os facilitadores e barreiras no uso dos resultados da AAI da UnB sob a ótica de gestores, e 2) verificar se existem relações entre facilitadores e barreiras e os tipos de uso dos resultados pelos gestores. Os dados foram coletados através de um questionário e analisados através de análise de conteúdo e estatística descritiva e inferencial. Os resultados obtidos permitiram identificar as variáveis como potenciais barreiras ao uso dos resultados pelos gestores, revelando amplo foco de necessidades de melhorias e intervenções. A percepção de tais variáveis tem uma relação com o uso dos resultados da AAI, visto que gestores que avaliam tais variáveis mais como facilitadores são também aqueles que relatam o uso dos resultados. O presente estudo contribui ao preencher lacunas presentes no campo do uso de resultados de avaliação.
Abstract: This study addresses the theme of policy and program evaluation. It is justified by the national belief in linearity between the performance of an evaluation and the use of its results. The selected program is the Institutional Self-Assessment (AAI), a component of Sinaes. The selected institution, UnB, was one of the pioneers in the field of AAI, whose experience served as a reference for the construction of subsequent national policies, such as the current Sinaes. The specific objectives of this research were: 1) to describe the facilitators and barriers in the use of the results of the AA of the UnB from the perspective of managers, and 2) to verify if there are relations between facilitators and barriers and the types of use of the results by the managers. Data were collected through a questionnaire and analyzed through content analysis and descriptive and inferential statistics. The results obtained allowed to identify the variables as potential barriers to the use of the results by the managers, revealing a wide focus of needs for improvements and interventions. The perception of such variables has a relation with the use of AAI results, since managers who evaluate such variables as facilitators are also those that report the use of the results. The present study contributes to filling gaps in the field of the use of evaluation results.
Licença: Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300007
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