Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3645
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_EltonLimaDaSilva_orig.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação ambiental em aulas de química em uma escola pública : sugestões de atividades para o professor a partir da análise da experiência vivenciada durante um ano letivo
Autor(es): Silva, Elton Lima da
Orientador(es): Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Assunto: Educação ambiental
Química - estudo e ensino
Data de publicação: Dez-2007
Referência: SILVA, Elton Lima da. Educação ambiental em aulas de química em uma escola pública: sugestões de atividades para o professor a partir da análise da experiência vivenciada durante um ano letivo. 2007. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: A presente dissertação se refere a um trabalho desenvolvido com alunos da 1ª série do Ensino Médio, visando incorporar uma abordagem ambiental ao ensino de Química. Em tal abordagem procurou-se trabalhar elementos que favorecem uma percepção sobre meio ambiente que incluíssem aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos, éticos etc. O trabalho foi desenvolvido em 2006 em uma escola pública situada numa cidade do Distrito Federal, a qual convive com diversos problemas ambientais. Nesse sentido, o objetivo da presente dissertação se constituiu na elaboração e aplicação de um projeto de educação ambiental e realização de um estudo exploratório do mesmo, visando à proposição de sugestões de atividades para professores de como trabalhar abordagem ambiental em aulas de Química. Para isso, analisaram-se percepções de alunos a respeito das influências do projeto e suas concepções sobre meio ambiente. A investigação foi feita por meio da aplicação de questionários e entrevistas a alunos ao final do referido ano. Pôde-se verificar que trabalhar educação ambiental no ensino de Química é um desafio. Apesar das respostas dos alunos fornecerem indicadores positivos, muito há o que fazer. Todavia, erros e acertos possibilitaram esboçar uma nova proposta para auxiliar a reflexão que favorecesse uma educação ambiental em aulas de Química. Nela, as conclusões apontaram para necessidade de mudanças nas concepções acerca do ensino por meio de uma constante reflexão sobre a ação pedagógica promovendo, assim, um novo estilo de vida na comunidade escolar. Tal proposta é apresentada ao final desta dissertação. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present dissertation refers to work developed with students of the first year of Middle School, which aimed at incorporating an environmental approach into Chemistry teaching. Within such approach, elements that favour a perception of the environment which included social, cultural, economic, political and ethical aspects were treated. The work was developed in 2006 in a public school located in one of the cities of Distrito Federal (the Federal District, Brazil), which experiences various environmental problems on a daily basis. The aim of the present dissertation consisted in the construction and implementation of a project on environmental education and in an exploratory study of the same, in order to suggest activities to help teachers bring the environmental approach to their lessons. For that, the students’ perceptions of how the project and its concepts influenced the environment were analysed. The investigation was done by means of questionnaires and interviews responded by students at the end of the referred year. Bringing environmental education into the teaching of Chemistry was verified to be a challenge. Although the students’ answers provided positive indicators, there is much to be done yet. However, the errors, along with the successful aspects, made it possible to envision a new proposal to help reflection which fostered the incorporation of environmental education in Chemistry lessons. In it, the conclusions appointed the need for changes in the conceptions of teaching through constant reflection about the pedagogical action, thus leading to a new lifestyle within the school community. That proposal is presented at the end of the present dissertation.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2007.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.