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ARTIGO_QualidadeRelacaoLider.pdf274,3 kBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.authorCôrtes, Marcela Guimarãespt_BR
dc.contributor.authorSouza, Maira Gabriela Santos dept_BR
dc.contributor.authorPuente-Palacios, Katia Elizabethpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:55Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:55Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationORTES, Marcela Guimarães; SOUZA, Maira Gabriela Santos de; PUENTE-PALACIOS, Katia Elizabeth. Qualidade da Relação Líder-Membro: Evidências de Validade da Escala Multidimensional. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 24, n. 3, p. 569-581, jul./set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712019240313. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000300569. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36442-
dc.description.abstractEste artigo objetivou identificar evidências de validade da estrutura interna da versão brasileira da escala multidimensional da qualidade da relação líder-membro (LMX-MDM). Aplicou-se a LMX-MDM a 363 pessoas. Realizou-se análise fatorial exploratória e confirmatória, e análise da correlação com outros construtos. A escala apresentou nove itens distribuídos em três fatores de primeira ordem que se agrupam em um fator global: Respeito Profissional (α=0,93), Afeto (α=0,92) e Lealdade (α=0,90), explicando 69,39% da variância do fenômeno. Os indicadores de ajuste foram satisfatórios (χ 2 /g.l.=2,20; GFI=0,97; CFI=0,99; RMSEA=0,06). A LMX-MDM se associou positivamente à satisfação no trabalho (r=0,11 a 0,76; p<0,05) e às competências gerenciais (r=0,60 a 0,80; p<0,01), e negativamente à intenção de rotatividade (r=-0,33 a -0,36; p<0,01). A partir desses resultados, observa-se a adequação da LMX-MDM para mensurar a qualidade da relação líder-membro, a qual demonstra associação com outros fenômenos organizacionais.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQualidade da relação líder-membro : evidências de validade da escala multidimensionalpt_BR
dc.title.alternativeMultidimensional measure of leader-member exchange : psychometric properties of its Brazilian version-
dc.title.alternativeCalidad de relación líder-miembro : evidencias de validez de escala multidimensional-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLiderançapt_BR
dc.subject.keywordAnálise fatorialpt_BR
dc.subject.keywordValidadept_BR
dc.rights.license(CC BY)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1413-82712019240313pt_BR
dc.description.abstract1This paper aimed to identify evidences of validity of the internal structure of the Brazilian version of the multidimensional Leader-Member Exchange scale (LMX-MDM), which was administered to 363 people. Exploratory and confirmatory factorial analysis and correlation analysis with other constructs were performed. The scale presented nine items distributed in three low-order factors grouped into a higher-order LMX factor: Professional Respect (α = 0.93), Affect (α=0.92) and Loyalty (α=0.90), explaining 69.39% of the variance of the phenomenon. Adjustment indicators were satisfactory (χ 2 /g.l=2.20, GFI=0.97, CFI=0.99, RMSEA=0.06). LMX-MDM was positively associated to job satisfaction (r=0.11 to 0.76, p <0.05) and managerial skills (r=0.60 to 0.80, p <0.01), and negatively to turnover intention (r=-0.33 to -0.36, p <0.01). These findings suggest that the LMX-MDM presents evidences of validity for use in measuring quality of the leader-member relationship, which is associated to other organizational phenomena.-
dc.description.abstract2El objetivo de este artículo fue identificar evidencias de validez de estructura interna de la versión brasileña de la escala multidimensional de calidad de relación líder-miembro (LMX-MDM). Se aplicó la LMX-MDM a 363 personas. Se realizó análisis factorial exploratorio y confirmatorio, y análisis de correlación con otros constructos. La escala presentó nueve ítems distribuidos en tres factores de primer orden que se agrupan en un factor global: Respeto Profesional (α=0,93), Afecto (α=0,92) y Lealtad (α=0,90) explicando 69,39% de la varianza del fenómeno. Los indicadores de ajuste fueron satisfactorios (χ 2 /g.l.=2,20; GFI=0,97; CFI=0,99; RMSEA=0,06). La LMX-MDM se asoció positivamente a satisfacción en el trabajo (r=0,11 a 0,76, p<0,05) y a las competencias gerenciales (r=0,60 a 0,80, p<0,01), y negativamente a la intención de rotatividad (r=-0,33 a -0,36, p<0,01). A partir de estos resultados, se observa la adecuación de la LMX-MDM para medir la calidad de relación líder-miembro, la cual demuestra asociación con otros fenómenos organizacionales.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-3651-9798-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-4211-9686-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-5598-8069-
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