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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Maria Cecília dos Santos Queiroz dept_BR
dc.contributor.authorAbbad, Gardênia da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCualheta, Luciana Padovezpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:55Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:55Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationARAUJO, Maria Cecília dos Santos Queiroz de; ABBAD, Gardênia da Silva; CUALHETA, Luciana Padovez. Learning and transfer of training: a quasi-experiment with longitudinal design. Psico-USF, v. 24, n. 3, p. 413-424, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712019240301. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000300413. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36441-
dc.description.abstractEsse artigo teve como objetivo mensurar a aprendizagem em três seções de treinamento realizadas em uma organização pública federal brasileira. Trata-se de um quase experimento longitudinal, com três ondas, sendo o pré-teste (antes do treinamento), o pós-teste 1 (imediatamente após o término do treinamento) e o pós-teste 2 (após três meses do término do treinamento). A aprendizagem foi medida usando-se testes situacionais, garantindo que os resultados são baseados em desempenho e não auto relato. Os resultados indicam que o grupo experimental obteve melhores notas no pós-teste 1 do que no pré-teste e melhores notas no pós-teste 2 quando comparado ao pós-teste 1. Não foram encontradas diferenças no grupo controle entre o pré e pós teste, nem diferenças nos resultados dos testes devidas à experiência prévia ou a dados demográficos, indicando que a aprendizagem ocorreu como consequência do treinamento e não de explicações alternativas.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLearning and transfer of training : a quasi-experiment with longitudinal designpt_BR
dc.title.alternativeAprendizagem e transferência de treinamento : um quase-experimento com desenho longitudinal-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTreinamentopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordTransferência de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordPesquisapt_BR
dc.rights.license(CC BY)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1413-82712019240301pt_BR
dc.description.abstract1This paper aimed to evaluate learning in three trainings held at a Brazilian federal public organization. It is a longitudinal quasi-experiment with three waves, pre-test (before training - T1), post-test 1 (right after the end of the training - T2) and post-test 2 (around three months after the training - T3). Learning was assessed with situational tests, so results are based on performance rather than self-assessment. Results show that the experimental group obtained better scores in post-test 1 than it did in the pre-test and better scores than the control group did in post-test 2. There were no difference in the results obtained by the control group, comparing pre and post-test, and that there was no difference in tests according to previous experience and demographic data. Results indicate that learning occurred as a consequence of training and was not explained by other factors of the organizational environment or individuals.-
dc.description.abstract2Este artículo tuvo como objetivo medir el aprendizaje en tres capacitaciones de entrenamiento realizadas en una organización pública federal brasileña. Se trata de un casi-experimento longitudinal con tres momentos: el pre-test (antes del entrenamiento), el post-test 1 (inmediatamente después del término del entrenamiento) y el post-test 2 (después de tres meses del término del entrenamiento). El aprendizaje fue medido usando tests situacionales, garantizando que los resultados se basan en el desempeño y no en el autoinforme. Los resultados indican que el grupo experimental obtuvo mejores notas en el post-test 1 que en el pre-test y mejores notas en el post-test 2 comparado con el post- test 1. No se encontraron diferencias en el grupo control entre el pre y post test, ni diferencias en los resultados de los tests debido a experiencia previa o a datos demográficos, indicando que el aprendizaje ocurrió como consecuencia del entrenamiento y no de explicaciones alternativas.-
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