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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGrützmann, Andrépt_BR
dc.contributor.authorZambalde, André Luizpt_BR
dc.contributor.authorBermejo, Paulo Henrique de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:41Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:41Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationGRUTZMANN, André; ZAMBALDE, André Luiz; BERMEJO, Paulo Henrique de Souza. Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias Internet: estudo em empresas brasileiras. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 1, e1451, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100216. Acesso em: 02 jun. 2020. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationGRUTZMANN, André; ZAMBALDE, André Luiz; BERMEJO, Paulo Henrique de Souza. Innovation, new product development and Internet technologies: study in Brazilian companies. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 1, e1451, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100216. Acesso em: 02 jun. 2020.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36404-
dc.description.abstractEste estudo investigou, a partir de abordagem qualitativa, o uso de tecnologias internet no apoio à inovação de produtos em empresas brasileiras. Uma revisão de escopo da literatura evidenciou os principais usos destas tecnologias para cada estágio da inovação. A abordagem mostrou que as empresas inovadoras entrevistadas utilizam, principalmente, as redes sociais no suporte às atividades de inovação, mas existem relatos de investimentos em plataformas de cocriação. No contexto do estudo, considerando o processo de desenvolvimento de novos produtos, as tecnologias internet podem ser utilizadas conforme o estágio de inovação. As tecnologias de suporte básico podem disponibilizar informações para todos os estágios da inovação. Os estágios iniciais, como ideação, projeto e teste, necessitam de informações mais direcionadas, as quais podem ser providas pelas tecnologias como ferramentas de competição de ideias, plataformas de cocriação e web mining. Por fim, as tecnologias blogs, wikis, fóruns de discussão e redes sociais sustentam informações para os estágios finais (lançamento e suporte) do processo de inovação de produtos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias internet : estudo em empresas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeInnovation, new product development and internet technologies : study in Brazilian companies-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento de novos produtospt_BR
dc.subject.keywordGestão da inovaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordInternetpt_BR
dc.rights.license(CC BY)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19pt_BR
dc.description.abstract1This paper focused on the use of internet technologies to support product innovation in Brazilian companies, following a qualitative approach. A scoping review of the literature revealed the main uses of the aforementioned technologies for every stage of innovation. Interviews with companies’ representatives showed that innovative companies use mainly social networks to support innovation activities, but there are reports of investments in co-creation platforms. In the scope of this work, internet technologies are used to some innovation stages. Basic technologies like e-mail, website and search mechanisms can provide basic support information for all innovation stages. The early stages (ideation, design and testing) require more targeted information which may be provided by technologies like ideas competition tools, co-creation platforms, and web mining. Finally, blogs, wikis, discussion forums and social networking sites support the final stages (launch and support) of the product innovation process.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-3568-5655-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-0129-7451-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-2680-8342-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
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