Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36400
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_EffectivenessPublicUniversity.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Effectiveness of public university expansion in Brazil : comparison between the situation of graduated and dropout students
Outros títulos: Efetividade da expansão universitária pública no Brasil : comparação entre a situação de alunos egressos e evadidos
Efectividad de la expansión universitaria pública en Brasil : comparación entre la situación de egresados y alumnos que abandonaron
Autor(es): Almeida, Alexandre Nascimento de
Neres, Ivonaldo Vieira
Nunes, André
Souza Júnior, Celso Vila Nova de
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9113-0729
http://orcid.org/0000-0002-5315-9635
http://orcid.org/0000-0001-9928-6245
http://orcid.org/0000-0003-3623-9251
Assunto: Ensino superior
Desigualdade social
Egressos
Educação e Estado
Data de publicação: 2019
Editora: Fundação CESGRANRIO
Referência: ALMEIDA, Alexandre Nascimento de et al. Effectiveness of public university expansion in Brazil: comparison between the situation of graduated and dropout students. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 107, p. 457-479, abr./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701864. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005007101. Acesso em: 03 jun. 2020.
Resumo: A partir de 2007, com a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Brasil dobrou e democratizou as vagas no ensino superior público no intervalo de uma década. Porém, essa rápida expansão tem levado a críticas quanto à perda de qualidade do ensino superior público. O objetivo do trabalho é comparar a situação no mercado de trabalho entre os alunos egressos com os evadidos de quatro cursos que representam essa política de expansão. Para tanto, empregaram-se os testes não paramétricos da Binomial e de Mann-Whitney para comparar a situação entre os grupos de estudantes egressos e evadidos da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). Os resultados dos egressos analisados foram preocupantes, demonstrando um alto número de alunos desempregados e, entre os empregados, poucos trabalham na sua área de formação, levantando dúvidas da efetividade da política de expansão de vagas no ensino superior realizada no Brasil.
Abstract: Starting in 2007 with the implementation of the Support Program to Restructure and Expansion Plans of Federal Universities (Reuni, acronym in Portuguese), Brazil doubled the number of admissions in public higher education within a decade, while also making the admissions process more inclusive. However, this rapid expansion has led to criticism regarding the loss of quality in public higher education. The objective of this study is to compare the labor market performances of successful graduated and dropout students who majored in four disciplines that encompass this expansion policy. The nonparametric Binomial and Mann-Whitney tests were used to compare the performances of the groups of students who had successfully graduated and those who had dropped out of their courses at the Planaltina campus of the University of Brasilia (UnB-FUP). The performance of the graduated students in our sample was worrisome, as our results show that there is a high number of unemployed students and, that among those employed, few work in the area they majored in, raising doubts about the effectiveness of the policy to expand the number of admissions in higher education held in Brazil.
Resumen: A partir de 2007, con la implementación del Programa de Apoyo a los Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales (REUNI), Brasil dobló y democratizó las vacantes en la educación universitaria pública en el intervalo de una década. Sin embargo, esta rápida expansión ha llevado a críticas en cuanto a la pérdida de calidad de la educación universitaria pública. El objetivo del trabajo es comparar la situación en el mercado de trabajo entre los egresados y los alumnos que abandonaron cuatro cursos que representan esa política de expansión. Para ello, se emplearon las pruebas no paramétricas Binomial y de Mann-Whitney para comparar la situación entre estos dos grupos en la Facultad UnB de Planaltina (FUP). Los resultados de los egresados analizados fueron preocupantes, demostrando que hay un alto número de alumnos desempleados y, que entre los empleados, pocos trabajan en su área de formación, levantando dudas de la efectividad de la política de expansión de vacantes en la educación universitaria realizada en Brasil.
Licença: (CC BY-NC)
DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701864
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.