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ARTIGO_ControversiasPadronizacaoMiddleware.pdf546,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorLeal, Sayonarapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:22Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:22Z-
dc.date.issued2019-04pt_BR
dc.identifier.citationLEAL, Sayonara. Controvérsias na padronização do middleware de interatividade da TV digital brasileira: democracia técnica à prova do dispositivo de normatização da inovação Ginga. Sociedade e Estado, v. 34, n. 1, p. 49-83, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010003. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000100049. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36341-
dc.description.abstractO presente texto tem o propósito de reconstruir a cena da controversa normatização do middleware de interatividade da TV digital brasileira - Ginga - cuja arquitetura final resultou na combinação de duas linguagens NCL-Lua (código aberto) e Java-DTV (proprietária). Nosso objetivo é mostrar como, nos termos da democracia técnica, se deu a disputa entre os distintos atores do ecossistema do Sistema Brasileiro da Televisão Digital e Interativa (SBTDi) em torno da coordenação entre digitalização do simbólico, alta definição e interatividade a serviço do mercado e de projetos de inclusão social governamentais pela TV aberta. Interessamo-nos pelos valores e pelas normas postulados por pesquisadores, desenvolvedores, radiodifusores, governo, indústria de software, representações de movimentos pela democratização da comunicação em função do dispositivo de normatização do Ginga, o Fórum SBTVDi. A trajetória do Ginga ilustra como a normatização de inovações são tributárias de tramas sociotécnicas nas quais se vinculam e se desvinculam elementos técnicos e humanos, como se fazem e se desfazem negociações em torno delas. A partir da realização de análise documental e entrevistas semiestruturadas, discutimos a constituição de um objeto-fronteira resultante de embates entre atores que exprimem distintos regimes de engajamentos ao projeto de interatividade aliado à inclusão social e à política industrial no país, propósito inicialmente atribuído ao SBTVDi.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Sociologia da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleControvérsias na padronização do middleware de interatividade da TV digital brasileira : democracia técnica à prova do dispositivo de normatização da inovação Gingapt_BR
dc.title.alternativeControversies in the standardization of the interactivity middleware of the Brazilian Digital TV : technical democracy to the test of the normative device of the innovation Ginga-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTelevisão digitalpt_BR
dc.subject.keywordDispositivo de normatizaçãopt_BR
dc.subject.keywordIntegração socialpt_BR
dc.subject.keywordInclusão digital-
dc.subject.keywordInteração digital-
dc.rights.license(CC BY-NC)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010003pt_BR
dc.description.abstract1The goal of this text is to rebuild the scene of the controversial standardization of Ginga, the interactive middleware of the digital Brazilian TV which final architecture generated the combination of two languages: NCL-Lua (open code) and Java-DTV (owner). Our purpose is to demonstrate how, in the terms of the technical democracy, the dispute among distinct actors of the Brazilian Digital and Interactive TV System (SBTVi) took place between the management of symbolic digitalization, high definition and interaction in service of the market and government’s social inclusion projects by open TV. We are interested on the values and norms proposed by researchers, developers, broadcasters, government, software industry, leaders of social movements in favour of the democratization of the communication concerning the standardization device Ginga, the SBTVi Forum. The history of Ginga exemplifies how the standardization o innovation are associated with social and technical schemes in which technical and human issues get attached and turn apart according to the course of deals. Based on the realization of documental analysis and semi-structured interviews, we discuss the constitution of a border-object output of conflicts among actors who express diverse participations on the interactive project combined with the Brazilian social inclusion and industrial politic, purposes initially attributed to the SBTVi.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-9369-1960-
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