Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36291
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_NaturalizacaoVidaCritica97,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartinez, Andréia Pereira de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:09Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:09Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationMARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo. Naturalização da vida: uma crítica ao esforço em naturalizar a infância e a musicalidade das crianças. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 45-58, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213298. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100045. Acesso em: 23 jan. 2020. Epub May 30, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36291-
dc.description.abstractA infância é uma etapa da vida humana caracterizada, por alguns ideários sociais, como algo natural. De modo semelhante, a criança e o desenvolvimento de sua musicalidade transitam em meio a essas percepções, em que ocorre um esforço de naturalização da atividade humana. Este artigo parte de uma pesquisa de doutorado e aborda tal questão tendo a perspectiva histórico-cultural como pressuposto teórico, lançando um olhar reflexivo e questionador para esse fenômeno, preconizando que a existência humana extrapola as determinações naturais, pois é engendrada pelas relações sociais e culturais, historicamente constituídas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNaturalização da vida : uma crítica ao esforço em naturalizar a infância e a musicalidade das criançaspt_BR
dc.title.alternativeNaturalization of life : a critique of the effort to naturalize children and the musicality of children-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordMusicalidadept_BR
dc.subject.keywordComportamento humano-
dc.rights.license© 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. (CC BY NC) .-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213298pt_BR
dc.description.abstract1Childhood is a stage of human life that, among some social ideals, is characterized as something natural. In a similar way, the child and the development of his musicality pass through these perceptions, in which there is an effort to naturalize human activity. This article starts from a doctoral research and approaches this question taking the cultural-historical perspective as a theoretical presupposition, throwing a reflective and questioning look at this phenomenon, suggesting that human existence extrapolates natural determinations because it is engendered by social and cultural relations, historically constituted.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-9349-9856-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.