Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Martinez, Andréia Pereira de Araújo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T10:30:09Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T10:30:09Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.citation | MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo. Naturalização da vida: uma crítica ao esforço em naturalizar a infância e a musicalidade das crianças. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 45-58, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213298. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100045. Acesso em: 23 jan. 2020. Epub May 30, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36291 | - |
dc.description.abstract | A infância é uma etapa da vida humana caracterizada, por alguns ideários sociais, como algo natural. De modo semelhante, a criança e o desenvolvimento de sua musicalidade transitam em meio a essas percepções, em que ocorre um esforço de naturalização da atividade humana. Este artigo parte de uma pesquisa de doutorado e aborda tal questão tendo a perspectiva histórico-cultural como pressuposto teórico, lançando um olhar reflexivo e questionador para esse fenômeno, preconizando que a existência humana extrapola as determinações naturais, pois é engendrada pelas relações sociais e culturais, historicamente constituídas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Naturalização da vida : uma crítica ao esforço em naturalizar a infância e a musicalidade das crianças | pt_BR |
dc.title.alternative | Naturalization of life : a critique of the effort to naturalize children and the musicality of children | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Musicalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento humano | - |
dc.rights.license | © 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES
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dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213298 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Childhood is a stage of human life that, among some social ideals, is characterized as something natural. In a similar way, the child and the development of his musicality pass through these perceptions, in which there is an effort to naturalize human activity. This article starts from a doctoral research and approaches this question taking the cultural-historical perspective as a theoretical presupposition, throwing a reflective and questioning look at this phenomenon, suggesting that human existence extrapolates natural determinations because it is engendered by social and cultural relations, historically constituted. | - |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0001-9349-9856 | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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