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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCôrtes, Felipe Guimarãespt_BR
dc.contributor.authorMeneses, Pedro Paulo Murcept_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:29:58Z-
dc.date.available2020-01-24T10:29:58Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationCÔRTES, Felipe Guimarães; MENESES, Pedro Paulo Murce. Gestão estratégica de pessoas no Legislativo Federal brasileiro: condições para a implementação. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 4, p. 657-686, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220180061. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122019000400657. Acesso em: 24 jun. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationCÔRTES, Felipe Guimarães; MENESES, Pedro Paulo Murce. Strategic human resource management in the Brazilian Federal Legislative: conditions for the implementation. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 4, p. 657-686, jul./ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220180061. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122019000400657. Acesso em: 24 jun. 2020.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36238-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou identificar aspectos interferentes na implementação da gestão estratégica de pessoas (GEP) nos órgãos do Poder Legislativo Federal brasileiro e as possíveis relações entre eles. Por meio de entrevistas e grupos focais realizados com 16 gestores do Senado Federal (SF) e da Câmara dos Deputados (CD) foram identificados 21 aspectos interferentes, divididos em categorias institucionais, políticas, organizacionais e setoriais, bem como foram elaborados modelos teórico-empíricos das influências exercidas por cada um dos aspectos sobre os demais, a partir do que se concluiu que os condicionantes mais significativos teriam natureza política, pois definiriam os recursos e a autonomia disponíveis para as unidades de gestão de pessoas (GP) conduzirem o processo de implementação.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherFundação Getulio Vargaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGestão estratégica de pessoas no Legislativo Federal brasileiro : condições para a implementaçãopt_BR
dc.title.alternativeStrategic human resource management in the Brazilian Federal Legislative : conditions for the implementation-
dc.title.alternativeGestión estratégica de personas en el Legislativo Federal brasileño : condiciones para la implementación-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAdministração de pessoalpt_BR
dc.subject.keywordAdministração pública - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordPoder Legislativopt_BR
dc.subject.keywordGestão de pessoas-
dc.rights.license(CC BY)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0034-761220180061pt_BR
dc.description.abstract1This research aimed to identify interfering aspects in the implementation of strategic human resource management in Brazilian Federal Legislative bodies, as well as the possible relations between them. Through interviews and focus groups with 16 managers of the Federal Senate and the Chamber of Deputies, 21 interfering aspects were identified, divided into institutional, political, organizational, and sectoral categories. The study elaborated theoretical-empirical models of the influences exerted by each of the aspects on the others, which supported the conclusion that the most significant constraints are of political nature, since they would define the resources and the autonomy available to human resource management units to lead the implementation process.-
dc.description.abstract2Esta investigación se propuso identificar aspectos interferentes en la implementación de la gestión estratégica de personas en los órganos del Legislativo Federal brasileño y las posibles relaciones entre ellos. Por medio de entrevistas y grupos focales realizados con 16 gestores del Senado Federal y de la Cámara de Diputados, se identificaron 21 aspectos interferentes, divididos en categorías institucionales, políticas, organizativas y sectoriales, así como se elaboraron modelos teórico-empíricos de las influencias ejercidas por cada uno de los aspectos sobre los demás, a partir de lo que se concluyó que los condicionantes más significativos tendrían naturaleza política, pues definirían los recursos y la autonomía disponibles para que las unidades de gestión de personas conduzcan el proceso de implementación.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-9899-8080-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-6937-3302-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração-
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