Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36191
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IzabellaLorrayneSantanadeLima.pdf729,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLegnani, Viviane Neves-
dc.contributor.authorLima, Izabella Lorrayne Santana de-
dc.date.accessioned2020-01-21T21:39:21Z-
dc.date.available2020-01-21T21:39:21Z-
dc.date.issued2020-01-21-
dc.date.submitted2019-06-14-
dc.identifier.citationLIMA, Izabella Lorrayne Santana de. A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismo. 2019. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36191-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractOs sujeitos com autismo estão cada vez mais presentes nas escolas da modalidade regular de ensino. O desafio da inclusão exige, sobretudo dos agentes e instituições responsáveis, uma compreensão mais profunda sobre essa forma de estar na vida e no campo da linguagem e as diferentes possibilidades de incluir esses alunos. A psicanálise tem acumulado, ao longo de muitos anos, uma prática clínica e conhecimento teórico para servir de fundamento para práticas pedagógicas inclusivas. Nessa perspectiva, a pesquisa em questão busca demonstrar o processo de inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista à luz do conceito de ética na teoria psicanalítica. Lançar-se-á mão de um Estudo de Caso sobre o processo de inclusão de um aluno com autismo matriculado na rede pública de ensino. O processo conta com a participação de três professoras que não utilizam nenhum manual em suas práticas, mas se pautam em uma postura ética de respeito ao sujeito e às diferenças de cada um. O Estudo de Caso foi construído por meio de Observação Participante e Entrevistas com as professoras e a mãe do aluno. Ao fim da pesquisa, pode-se perceber que, mesmo não tendo formação em psicanálise, as professoras realizam o processo inclusivo de forma ética, respeitando o aluno como sujeito, ao compreender que não há a possibilidade de inclusão de forma massificada, pois essa deve ser feita de forma singular, não cabendo generalizações acerca do trabalho com base em diagnósticos apresentados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAutismo - criançaspt_BR
dc.subject.keywordPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Subjects with autism are increasingly present in regular schools nowadays. The challenge of inclusion requires, specially from the responsible agents and institutions, a deeper understanding of this way of being in life and in language and the different possibilities of including these students. Psychoanalysis has accumulated, over many years, a clinical practice and theoretical knowledge to serve as a foundation for inclusive pedagogical practices. In this perspective, the research in question seeks to demonstrate the process of school inclusion of a child diagnosed with Autism Spectrum Disorder through the concept of ethics in psychoanalytic theory. A Case Study on the process of inclusion of a student with autism enrolled in a public school will be used. This process has the participation of three teachers who do not use any manual in their practices, but are based on an ethical attitude of respect for the subject and the differences of each one. The Case Study was constructed through Participant Observation and Interviews with the teachers and the student's mother. At the end of the research, it can be seen that even though they do not have training in psychoanalysis, the teachers carry out the inclusive process in an ethical way, respecting the student as a subject by understanding that there is no possibility of inclusion in a massed form, it must be do in a singular way, without generalizations about the work based on presented diagnoses.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.