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Título: Aprendizagem colaborativa com o uso das TIC na orientação inclusiva : um estudo de caso
Autor(es): Vieira, Adriana Alves
Orientador(es): Souza, Amaralina Miranda de
Assunto: Aprendizagem colaborativa
Deficiência intelectual
Pessoas com deficiência intelectual
Educação inclusiva
Tecnologia da informação e da comunicação
Data de publicação: 16-Jan-2020
Referência: VIEIRA, Adriana Alves. Aprendizagem colaborativa com o uso das TIC na orientação inclusiva: um estudo de caso. 2019. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse estudo objetivou analisar como a aprendizagem colaborativa com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC - pode favorecer o processo de ensino e de aprendizagem na perspectiva inclusiva. Parte-se da compreensão de que a escola na perspectiva inclusiva tem vários desafios a serem enfrentados na sociedade contemporânea, entre eles, buscar estratégias pedagógicas que respondam de maneira efetiva à diversidade de demandas presentes na sala de aula, como as necessidades educacionais específicas do estudante com deficiência intelectual. Nesse sentido, é importante compreender como o uso das TIC aliado aos princípios da aprendizagem colaborativa pode ser facilitador no apoio ao trabalho pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem favorecendo a inserção de todos os estudantes, propiciando um ensino colaborativo e motivador. A aprendizagem colaborativa pressupõe a participação ativa e a interação de todos os atores escolares, alunos e professores. Neste estudo foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso. Para a coleta de informações foram utilizados os instrumentos de análise de documentos institucionais, observação participante, entrevista semiestruturada e roda de conversa. O campo de pesquisa foi uma escola da rede pública do Distrito Federal, em classe de integração inversa dos anos iniciais do ensino fundamental. Os sujeitos participantes desse estudo foram três professores, da sala de aula, do laboratório de informática, e da sala de recursos; e os alunos da referida classe. Como resultados, verificou-se que a estratégia pedagógica da aprendizagem colaborativa com o uso das TIC favoreceu a interação aluno/aluno e aluno/professor. Contudo, mostrou que a mediação pedagógica integrando estas 3 dimensões a aprendizagem colaborativa, o uso das TIC e a efetiva inclusão de estudantes com NEE no processo de ensino e de aprendizagem, carece de ações importantes para a formação do professor para o atendimento á diversidade de demandas educacionais presentes na sala de aula, no sentido de potencializar as estratégias e recursos de aprendizagem que resultem em efetivas oportunidades de aprendizagem de todos os estudantes.
Abstract: This study had the objective to analyze how collaborative learning can favor the teaching and learning process in an inclusive perspective with the use of Information and Communication Technologies – ICT. It starts from the understanding that in the inclusive perspective the school has various challenges to be faced in today‟s society, including to seek pedagogical strategies that effectively respond the diversity of demands present in the classroom, such as the specific educational needs of the student with intellectual deficiency. In this sense it is important to understand how the use of the ICTs, allied to the principles of collaborative learning can be a facilitator in the support to the pedagogical work in the teaching and learning process, favoring the inclusion of all students, and enabling collaborative and motivating teaching. Collaborative learning presupposes the active participation and interaction of all school actors, students, and teachers. The qualitative approach methodology was applied in this study with a case study. Analysis of institutional documents, participant observation, semi-structured interview, and round talk instruments were used for data collection. The research field was a school of the Public Education System of Distrito Federal, in an inverse integration class of the early ages of elementary school. The participant actors of this study were three teachers, from the classroom, the computing laboratory, and the resource room; and the students of the class. As a result of the observation, the study verified that the pedagogical strategy of collaborative learning with the use of ICTs favored the student/student and student/teacher interaction. However, it showed that the pedagogical mediation integrating the dimensions of collaborative learning, use of ICT, and the effective inclusion of students with special needs in the teaching and learning process lacks important actions for the formation of teachers to attend the diversity of educational demands present in the classroom, enhancing the strategies and learning resources that result in effective learning opportunities for all students.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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