Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36138
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaAméliadePaulaMouraRibeiro.pdf66,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Linguagens da modernidade : arquitetura residencial na década de 1920
Autor(es): Ribeiro, Ana Amélia de Paula Moura
Orientador(es): Ficher, Sylvia
Assunto: Arquitetura moderna
Arquitetura residencial
Revistas científicas
Periódicos científicos
Data de publicação: 16-Jan-2020
Referência: RIBEIRO, Ana Amélia de Paula Moura. Linguagens da modernidade: arquitetura residencial na década de 1920. 2019. 203 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho procura analisar a arquitetura residencial produzida e divulgada em revistas especializadas durante a década de 1920 no Brasil. Inicialmente procura-se contextualizar os periódicos voltados ao campo da arquitetura, buscando localizá-los temporalmente e percebendo de que maneira os eventos políticos e os avanços técnicos influenciaram o desenvolvimento da imprensa como um todo e, consequentemente, levaram ao surgimento dos títulos especializados no país. Em seguida busca-se caracterizar as duas revistas que constituem as fontes primárias da pesquisa: Architectura no Brasil e A Casa, apontando suas particularidades, seu aspecto formal e material, assuntos recorrentes, público ao qual estavam direcionadas, etc. O universo residencial é apresentado através da análise dos dados obtidos junto às revistas: ao todo foram identificados 825 projetos, que foram categorizados a partir de seus arranjos tipológicos e elementos compositivos predominantes, de modo a oferecer um panorama quantitativo da ocorrência das diversas linguagens ao longo dos anos. Uma preocupação foi apresentar as tipologias e linguagens identificadas, elencando para tal, os estilos aos quais podem ser associadas e as particularidades que subsidiaram o agrupamento e definição das terminologias adotadas. Também é proposta uma reflexão sobre o consumo no ambiente doméstico, considerando os discursos implícitos nas propagandas veiculadas nas revistas, destacando o papel da mulher e a influência estrangeira naquele contexto. Por fim, procura-se reforçar a ideia de que aquelas residências podem ser vistas como expressão da modernidade arquitetônica, apresentado seus principais aspectos inovadores e confrontando tal argumento a outros já consagrados pela historiografia da arquitetura brasileira.
Abstract: Thisworkaimstoanalyzetheresidentialarchitectureproducedandpublicized in specialized magazines duringthedecadeof 1920 in Brazil. Initially, wecontextualizedtheperiodicalsfocusedonarchitecture, seekingtolocatethemtemporallyandrealizinghowpoliticaleventsandtechnicaladvancesinfluencedthedevelop mentofthepress as a wholeand, consequently, ledtotheemergenceofspecializedtitles in the country. Next, wecharacterizedthetwo magazines thatconstitutestheprimarysourcesoftheresearch: Architectura no Brasil and A Casa, pointing out its particularities, its formaland material aspects, recurrentsubjects, thepublictowhichtheyweredirected, andsoon. The residentialuniverseispresentedthroughtheanalysisofthe data obtainedfromthejournals: in a nutshellwereidentified 825 projects, whichwerecategorizedthroughtheirtypologicalarrangementsandpredominantcompositiveelements, in ordertoprovide a quantitative overview oftheoccurrenceofthevariouslanguagesused over theyears. [2] Oneconcernwastopresentthetypologiesandlanguagesidentified, listing for this, thestylestowhichtheycanbeassociatedandtheparticularitiesthatsubsidizedthegroupinganddefinitionoftheter minologiesadopted. Finally, wetriedtoreinforcetheideathattheseresidencescanbeseen as anexpressionofarchitecturalmodernity, presenting its maininnovativeaspectsandconfrontingthisargumentwithothersalreadyconsecratedbythehistoriographyofBr azilianarchitecture.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.