Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Goulart, Jhon Nero Vaz | - |
dc.contributor.author | Gomes, Thiago Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-16T17:02:25Z | - |
dc.date.available | 2020-01-16T17:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-25 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Thiago Ferreira. Estudo numérico do escoamento entre cilindros dispostos lado a lado: efeito da interação entre esteiras nos coeficientes aerodinâmicos e no desprendimento de vórtices. 2019. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Integridade de Materiais da Engenharia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36135 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa abordar a interação entre esteiras formadas por um escoamento
transversal sobre dois cilindros circulares paralelos dispostos lado a lado variando suas relações
de espaçamento, p/d, bem como o número de Reynolds. Nesse trabalho p é dado como a
distância entre os centros de dois cilindros e d é a diâmetros dos mesmos. As análises foram
feitas em domínio computacional - 2D e 3D, usando um software Ansys CFX. Foram
comparados os resultados para diferentes números de Reynolds e diferentes razões de
espaçamento p/d.
Foi adotado o método de discretização por volumes finitos (MFV) para realizar as simulações.
Para este estudo foram simulados três números diferentes de Reynolds, Re = 200, 1000 e 3000
e duas razões de espaçamento p/d=1,50 e 2,00. Os resultados das simulações foram comparados
a outros autores que utilizaram semelhantes números de Reynolds e configurações geométricas
para avaliar esse problema. O número de Reynolds (Re) foi baseado no diâmetro dos cilindros
(d), na velocidade da corrente livre do escoamento (U∞) e na viscosidade cinemática do fluido
(ν). A razão de espaçamento (p/d) foi baseada na distância entre o centro dos cilindros (p) e no
diâmetro dos cilindros (d). Para a avaliação dos resultados foi realizado uma abordagem
URANS (Unsteady Reynolds Averaged Navier-Stokes), sendo a turbulência modelada de forma
isotrópica através do modelo de k-ω SST (Shear Stress Transport).
Para ambas as razões de espaçamento e em diferentes números de Reynolds foi detectada a
formação de esteiras assimétricas a jusante dos cilindros que se trocam de forma aleatória, isto
evidencia o fenômeno este denominado biestabilidade. Foram observadas diferentes topologia
de esteiras ao longo das simulações bem como a troca entre elas. Devido à natureza biestável
do escoamento as flutuações nos coeficientes aerodinâmicos nos cilindros bem como flutuações
nos campos de velocidade no escoamento. Logo, conforme a razão de espaçamento entre os
cilindros aumentou os modos biestáveis torna-se mais duradouros e o número de trocas entre
uma topologia de esteira e outra tende a diminuir. O número de trocas de topologias de esteira
também diminuiu, ao passo que os coeficientes aerodinâmicos tiveram sua magnitude também
decrescida. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo numérico do escoamento entre cilindros dispostos lado a lado : efeito da interação entre esteiras nos coeficientes aerodinâmicos e no desprendimento de vórtices | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cilindros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escoamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turbulência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biestabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coeficientes aerodinâmicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to address the interaction between mats formed by a transverse flow on
two parallel circular cylinders arranged side by side varying their spacing ratios, p / d, as well
as the Reynolds number. In this work p is given as the distance between the centers of two
cylinders and d is the diameters thereof. The analyzes were done in computational domain - 2D
and 3D, using an Ansys CFX software. Results were compared for different Reynolds numbers
and different p / d spacing ratios.
The Finite Volume Discretization (FVM) method was used to perform the simulations. For this
study three different numbers of Reynolds, Re = 200, 1000 and 3000 and two spacing ratios
p/d=1.50 and 2.00 were simulated. The results of the simulations were compared to other
authors who used similar Reynolds numbers and geometric configurations to evaluate this
problem. The Reynolds number (Re) was based on the diameter of the cylinders (d), the velocity
of the free flow current (U∞) and the kinematic viscosity of the fluid (ν). The spacing ratio (p/d)
was based on the distance between the center of the cylinders (p) and the diameter of the
cylinders (d). For the evaluation of the results, a URANS (Unsteady Reynolds Averaged
Navier-Stokes) approach was performed, with the turbulence being modeled isotropically
through the k-ω SST (Shear Stress Transport) model.
For both spacing ratios and in different Reynolds numbers the formation of asymmetric mats
downstream of the cylinders that were changed at random was detected, this shows the
phenomenon called bistability. Different topology of mats was observed along the simulations
as well as the exchange between them. Due to the bistable nature of the flow the fluctuations in
the aerodynamic coefficients in the cylinders as well as fluctuations in the velocity fields in the
flow. Thus, as the ratio of spacing between the cylinders increased, the bistable modes become
more durable and the number of exchanges between one tread topology and another tends to
decrease. The number of exchanges of mat topologies also decreased, while the aerodynamic
coefficients also decreased their magnitude. | pt_BR |
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