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dc.contributor.advisorTunes, Elizabeth-
dc.contributor.authorSilva Filho, Geraldo Pereira da-
dc.date.accessioned2020-01-16T14:54:09Z-
dc.date.available2020-01-16T14:54:09Z-
dc.date.issued2020-01-16-
dc.date.submitted2019-06-27-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Geraldo Pereira da. A gestão financeira na escola pública do Distrito Federal: avanços ou contradições? 2019. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36118-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação apresentou como objetivo principal analisar as inconsistências e contradições presentes na política de descentralização financeira da educação. Como recorte para o estudo, analisou os impactos para a organização do trabalho pedagógico nas escolas do sistema público de ensino do Distrito Federal no ano de 2018, em razão da gestão financeira do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Como referencial, adotou-se a concepção do Estado racional em Weber para justificar a estruturação da escola enquanto organização burocrática inserida na sociedade de mercado. Em contraposição, baseou-se em fundamentos teóricos de Paulo Freire, Vitor Paro, Heloísa Luck e demais autores para apresentar a escola enquanto organização social alicerçada em relações democráticas e legitimada pela participação ativa de todos os segmentos da comunidade escolar. Quanto à parte empírica, analisaram-se dados de duas entrevistas, uma aplicada a participantes de duas escolas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal para enunciar os conflitos entre a gestão financeira e a organização do trabalho escolar, outra dirigida à Professora Doutora Eva Waisros, que vislumbrou contextualizar a relação entre a política de descentralização financeira da educação com a história da educação de Brasília. Ao final, foi constado que a gestão financeira realizada nas escolas públicas do Distrito Federal compromete a organização do trabalho pedagógico e que o diretor é o agente público que mais se envolve nesse processo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA gestão financeira na escola pública do Distrito Federal : avanços ou contradições?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDescentralização financeirapt_BR
dc.subject.keywordTrabalho pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordGestão financeirapt_BR
dc.subject.keywordBurocraciapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this dissertation was to analyze the inconsistencies and contradictions present in the policy of financial decentralization of education. As a clipping to the study, analyzed the impacts to the organization of the pedagogical work in the schools of the public system of education of the Distrito Federal in the year 2018, due to the financial management of the Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) and of the Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As a reference, we adopted the conception of the rational state in Weber to justify the structuring of the school as a bureaucratic organization inserted in the market society. In contrast, it was based on the theoretical foundations of Paulo Freire, Vitor Paro, Heloísa Luck and other authors to present the school as a social organization based on democratic relations and legitimized by the active participation of all segments of the school community. As for the empirical part, data from two interviews were analyzed, one applied to participants from two schools of the State Department of Education of the Distrito Federal to state the conflicts between financial management and the organization of school work, another one addressed to Professor Eva Waisros, who sought to contextualize the relation between the policy of financial decentralization of education and the history of education in Brasilia. At the end, it was recorded that the financial management carried out in the public schools of the Distrito Federal compromises the organization of the pedagogical work and that the director is the public agent that is most involved in this process.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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