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2019_BrunaMariaBarbosadaSilvaFrança.pdf4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorHanna, Elenice Seixas-
dc.contributor.authorFrança, Bruna Maria Barbosa da Silva-
dc.date.accessioned2020-01-09T19:24:18Z-
dc.date.available2020-01-09T19:24:18Z-
dc.date.issued2020-01-09-
dc.date.submitted2019-05-20-
dc.identifier.citationFRANÇA, Bruna Maria Barbosa da Silva. O envio de mensagens de texto como ferramenta para aumentar a frequência escolar de adolescentes do Ensino Médio. 2019. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36103-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019.pt_BR
dc.description.abstractÉ crescente o número de estudos sobre o efeito do envio de mensagens de texto como ferramenta de investigação dirigida às questões de educação. Entretanto, o envio das mensagens ocorre, na maioria dos casos, para os pais e não diretamente aos alunos. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito do envio de mensagens de texto (SMS) para os alunos sobre o comportamento de ir à escola. Foram realizados três estudos que utilizaram delineamento de reversão (ABA). Participaram 24, sete e nove estudantes de ensino médio entre 16 e 19 anos de idade, nos Estudos 1, 2 e 3, respectivamente. Os alunos selecionados apresentavam mais de 25% de faltas, e estavam matriculados no 1º ano do ensino médio de três escolas públicas, Planaltina, DF, Brasil. A intervenção ocorreu durante 15 dias letivos, com o envio de SMS no término do turno escolar dos participantes. As mensagens informavam possíveis consequências imediatas e atrasadas relacionadas à frequência escolar. Registros de Linha de base foram realizados antes e depois da intervenção. As frequências dos alunos foram fornecidas semanalmente pela escola, conforme o arranjo específico de cada escola. Os resultados mostraram que os índices de frequência escolar aumentaram nos Estudos 1. Esses resultados foram replicados no Estudo 2, mas não no Estudo 3. O envio de SMS a alunos faltosos pode, mas não é condição suficiente para influenciar a frequência escolar. A taxa de abertura das mensagens diminuiu ao longo da Intervenção, o que pode explicar parcialmente a variabilidade dos resultados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO envio de mensagens de texto como ferramenta para aumentar a frequência escolar de adolescentes do Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordMensagens de texto (SMS)pt_BR
dc.subject.keywordComportamento escolarpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1There are a growing number of studies on the effect of sending text messages as a research tool aimed at educational issues. However, the messages are sent, in most cases, to the parents and not directly to the students. This study investigates the effects of sending text messages directly to the students on school attendance. Three experiments were carried out using a reversal design (ABA). Twenty-four, seven and nine students between 16 and 19 years old participated in Experiments 1, 2 and 3, respectively. The eligible students had more than 25% of absences in the baseline period and were enrolled in the 1st year of high school in Planaltina, DF, Brazil. The intervention lasted 15 school days and the messages were sent at the end of the participants' school shift. The messages reported possible immediate and delayed consequences related to school attendance. Baseline data was collected before and after the intervention. Each school, according to the specific arrangement, provided school attendance weekly. The results showed that school attendance rates increased in Study 1. These results were replicated in Study 2, but not in Study 3. Sending SMS to absent students may influence school attendance, but it is not a sufficient condition. SMS open rate decreased throughout the Intervention, which may partially explain the variability of the results.pt_BR
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