Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36045
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DarliPereiraNuza.pdf8,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Entre feiras : uma poética sobre feiras e o mercado de arte e tecnologia
Autor(es): Nuza, Darli Pereira
Orientador(es): Santos, Fátima Aparecida dos
Assunto: Arte e tecnologia
Mercados de arte
Feiras
Poéticas artísticas
Data de publicação: 27-Dez-2019
Referência: NUZA, Darli Pereira. Entre feiras: uma poética sobre feiras e o mercado de arte e tecnologia. 2019. 247 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Nesta pesquisa, pretende-se investigar a existência ou não de um mercado de arte & tecnologia. Embora pareça simples, compreendemos que as indagações e demandas sobre o tema perpassam o tecido mercadológico da arte ao mesmo tempo em que repuxam seus fios. Questões como “há uma produção em arte & tecnologia emergente que infiltra um mercado de arte robusto?” e/ou “como se configura o mercado de arte & tecnologia?” perpassam essa pesquisa norteando a construção deste texto. Busca-se, também, investigar sobre as configurações do mercado, especificamente as possíveis dinâmicas e subversões trazidas pelas possibilidades de um mercado de Arte & Tecnologia. Os conceitos que envolvem esses campos e suas configurações são apontados em suas perspectivas por meio de alguns autores como, Christopher Alexander (2013), Débora Aita Gasparetto (2014 e 2016), Xavier Greffe (2013), George Kornis, e Fábio Sá-earp (2016), Don Thompson (2012), Viviane Vedana (2012), dentre outros. Constrói-se também, por meio da produção teórico-poética - como obras autorais em Arte e Tecnologia - relações feitas com o mercado de feirantes. A escolha do Mercado de Feirantes como lugar para esses processos artísticos surge da ideia de encontros de analogias entre o Mercado de Arte (em especial, as feiras) e o Mercado de Feirantes (burocracias, públicos, mediações, vendas e trocas, cultura e especificidades desses lugares). Além disso, há de se encontrar também distinções entre esses espaços, que podem ser as mesmas causas pelas quais os tornam potentes, com latências para reflexões e processos. A diversidade de encontro nessas instituições é vasta e por hora convidamos o leitor a percorrer o mesmo caminho que nós: a Arte de Mercado e Mercado de Arte, a Arte na Feira e Feira na Arte, os Feirantes artistas e artistas feirantes, as galerias de frutos e as de fruto-obra, os curadores de obra e de sementes, dentre outros.
Abstract: In this research it is intended to investigate the existence or non-existence of an art & technology market. Although it may seem simple, we understand that the inquiries and demands about the theme pass through the art marketing fabric at the same time it pulls back its strings. Questions such as “Is there an emergent production in art & technology that infiltrates a robust art market?” and/or “How is the art & technology market configured?” permeate this research guiding the construction of this text. It also sought to investigate the market's configurations, specifically the possible dynamics and subversions brought by the possibilities of an Art & Technology market. The concepts that surround these fields and their configurations are pointed out in their perspectives by some authors such as Christopher Alexander (2013), Débora Aita Gasparetto (2014 and 2016), Xavier Greffe (2013), George Kornis, and Fabio Sá-earp (2016), Don Thompson (2012), Viviane Vedana (2012), among others. It further builds, through the theoretical-poetic production - by authorial works in Art and Technology - relationships with the Venders Market. The choice of the Venders Market as a place for these artistic processes arises from the idea of meetings of analogies between the Art Market (especially the fairs) and the Venders Market (bureaucracies, audience, mediations, sales and exchanges, culture and specificities of these places). In addition, there must also be distinctions between these spaces, which may be the same causes that makes them powerful, with latencies for reflection and processes. The diversity of encounter in these institutions is vast and for the moment we invite the reader to walk the same path as us: the Market’s Art and the Art Market, Art in the Fair and Fair in the Art, the art venders and venders artists, the fruit galleries and the fruit-work, the work curators and the seed curators, among others.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.