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Título: Os problemas na educação Matemática e a Astronomia como ferramenta motivacional
Autor(es): Pinto, Ricardo Carvalho
Orientador(es): Rispoli, Vinicius de Carvalho
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Astronomia - estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Data de publicação: 27-Dez-2019
Referência: PINTO, Ricardo Carvalho. Os problemas na educação Matemática e a Astronomia como ferramenta motivacional. 2019. xiii, 93 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Nesse trabalho, os problemas na educação nos diversos segmentos da comunidade escolar são evidenciados. Particularmente, os preocupantes resultados de matemática nos exames do Saeb (Sistema de Avaliação Básica da Educação) e do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) demonstram a necessidade de novas abordagens nas estratégias educacionais. Para despertar nos alunos o prazer pela aprendizagem da matemática, a motiva#ção se mostra fundamental como estrat#egia a ser adotada pelo professor. Para dar suporte a motivação, a proposta de se usar a astronomia é considerada satisfatória, não somente pelo seu estreito vínculo com a matemática, mas também por ser um assunto que sempre despertou curiosidade no ser humano. Com o objetivo de estabelecer um comparativo entre uma aula usando a astronomia como ferramenta motivacional no ensino da matemática e uma aula tradicional, duas escolas da rede pública do Guará no Distrito Federal foram escolhidas para essa pesquisa realizada em turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. As aulas ministradas com astronomia demonstraram um maior envolvimento dos alunos nas atividades propostas em sala de aula, obtendo-se resultados superiores nas avaliações em detrimento da aula tradicional.
Abstract: In this paper, educational problems present in different segments of the school environment are exposed. The worrying results concerning the Mathematics discipline in the Saeb (Basic Evaluation System of Education) and Pisa (International Program of Students Evaluations) exams, particularly, signalize the necessity of new educational strategies. In order to raise pleasure in students while learning Mathematics, motivation proves to be essential as strategy to be used by the instructor. To offer support to motivation, the proposal of using Astronomy is considered satisfactory not only due to its connection to Mathematics, but also because it is an area that has always raised curiosity among human beings. Having the aim of establishing a comparative study between a class that uses Astronomy as a motivational tool in Mathematics teaching and a traditional one, two public schools of Guará in Distrito Federal were chosen for this research conducted among classes between sixth and ninth years of Junior High. Classes taught with the help of elements from Astronomy showed to raise more student's involvement in activities, with better results being obtained in evaluations.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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