http://repositorio.unb.br/handle/10482/3603
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2008_CorinaElizabethSatler.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Avaliação da memória declarativa em uma amostra de pacientes com Doença de Alzheimer |
Autor(es): | Satler, Corina Elizabeth |
Orientador(es): | Tomaz, Carlos Alberto Bezerra |
Assunto: | Alzheimer, Doença de Memória |
Data de publicação: | 10-Fev-2010 |
Data de defesa: | 26-Fev-2008 |
Referência: | SATLER. Corina Elizabeth. Avaliação da memória declarativa em uma amostra de pacientes com Doença de Alzheimer. 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo contribuir com o conhecimento sobre a modulação da memória declarativa pela emoção em idosos com provável Doença de Alzheimer (DA), utilizando um teste auditivo-visual com conteúdo emocional. Foram selecionados 20 sujeitos entre 60 e 80 anos de idade, voluntários do Hospital Universitário - Centro de Referência e Assistência ao Idoso, sendo 10 idosos normais e 10 idosos com suspeita de doença de Alzheimer leve, segundo os critérios do NINCDS-ADRDA e do Clinical Dementia Rating - CDR. Os dois grupos foram avaliados mediante uma bateria neuropsicológica para obter maior compreensão do estado mental de cada um dos participantes, posteriormente, por um teste áudio-visual de memória emocional. Este teste auditivo-visual é composto por uma história em duas versões, neutra e emocional, e um questionário de reconhecimento de múltipla escolha. Na primeira sessão, os participantes assistiram à história neutra, pontuaram a história e depois de assistirem novamente a história responderam o questionário de reconhecimento. Duas semanas após, eles assistiram a história com alertamento emocional, realizando o mesmo procedimento de teste. De forma geral, os resultados encontrados mostram que a prova de memória emocional poderia ser um instrumento sensível para detectar prejuízos mnemônicos em pacientes com DA. Analisando as pontuações dos idosos controles, foi observado que eles lembraram mais detalhes das histórias do que os pacientes com DA; mas nenhum dos grupos apresentou diferenças significativas em relação à versão da história. O motivo da ausência de ativação emocional no grupo controle pode ser devido à modificação dos questionários de reconhecimento a fim de evitar que os pacientes com DA apresentem um efeito chão. O baixo desempenho nos questionários pode ser indicador de prejuízo nas funções mnésicas característico da doença. Com relação à atribuição do valor emocional às histórias, os idosos sadios diferenciaram emocionalmente, em ambas as histórias, atribuindo maior emoção à versão com altertamento emocional. No entanto, este padrão de valoração emocional não foi observado nos pacientes com DA, pelo fato deles atribuírem altos valores de emoção a ambas as histórias. Para maior compreensão dos resultados obtidos, foram analisadas as pontuações dos pacientes com DA tanto no teste de memória emocional como nos testes neuropsicológicos, observando-se uma associação entre as tarefas e diversas funções cognitivas, especificamente aquelas que envolvem funções mnésicas. Desta forma, nos pacientes com DA, os resultados sugerem que as alterações na cognição estariam associadas à modificação no processamento dos estímulos (neutros e emocionais) produzindo, conseqüentemente, falhas no posterior reconhecimento das emoções. Assim, estas alterações, junto com o déficit de memória, podem explicar a ausência de facilitação da emoção na memória declarativa nos pacientes com DA. Futuros estudos, utilizando uma combinação de instrumentos neuropsicológicos e técnicas complementares de neuroimagem, podem contribuir no esclarecimento do processo de modulação da memória pela emoção nos pacientes com DA. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study aims at contributing to the knowledge about the modulation of declarative memory by emotion in elderly with Alzheimer’s disease (AD) using an auditory-visual test with emotional content. Twenty subjects were selected ranging in age from 60 to 80 years old, 10 normal elderly controls and 10 with a suspicion of mild AD, according to NINCDS-ADRDA and Clinical Dementia Rating Scale - CDR criterion, voluntaries of the University Hospital of Brasília – Assistance and Reference Center to the Elderly. Both groups were assessed with a neuropsychological battery in order to get an understanding of the mental state of each subject. The battery was used subsequently in the auditory -visual test of emotional memory. This auditory -visual test is compounded with a story in two versions, neutral and emotional and a recognizing questionnaire of multiple choices. During a first session, the subjects watched the neutral story and rated it as neutral or emotional. Then, the subjects watched the story again and filled a multiple choice questionnaire. After two weeks, the subjects watched the emotional story with the same procedure. In general, the results show that the test of emotional memory could be a sensitivity instrument to detect memory impairments in AD patients. The analysis of the control group’s scores showed that they remembered more details of the stories than the AD patients. However, neither group demonstrated significant differences regarding to the story version. The reason of the absence of emotional activation in the control group could be due to the modification of the recognizing questionnaire in order to avoid a floor effect in the AD patients. A low performance on the questionnaires could be a good indicator of the memory impairments characteristic of Alzheimer’s disease. Regarding to the attribution of the emotional value to the stories, the healthy elderly differentiate emotionally the stories attributing more emotion to the emotional version. However, this pattern of emotional valuation was not observed in the AD patients since they attributed high emotional values to both stories. For a better understanding of the results obtained, AD patient’s scores on the emotional test, as well as on the neuropsychological tests were analyzed. This indicated an association between the task and different cognitive functions, specifically those that involve memory functions. Therefore, this evaluation suggests that the cognitive alterations observed in the AD patients could be associated with the modification on the processing of the stimulus (neutral and emotional), producing consequently, problems in the subsequent recognition task. Thus, these alterations, together with the memory impairments, could explain the lack of facilitation of emotion on the declarative memory of AD patients. Future studies, using a combination of neuropsychological instruments and complementary techniques of neuroimage, could contribute to explanation of the process of modulation of memory by emotion in AD patients. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2008. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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