Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35988
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PriscilaAbadiaAlvesdaCosta.pdf4,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: PROFMAT UnB : uma análise dos seus resultados
Autor(es): Costa, Priscila Abadia Alves da
Orientador(es): Seimetz, Rui
Assunto: Universidade de Brasília
Universidades e faculdades - pós-graduação
Universidades e faculdades - avaliação
Matemática
Educação superior
Educação - avaliação
Data de publicação: 18-Dez-2019
Referência: COSTA, Priscila Abadia Alves da. PROFMAT UnB: uma análise dos seus resultados. 2019. 154 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Até 2018 ingressaram sete turmas do PROFMAT na UnB, o que fornece linha histórica e número de egressos que permitem uma avaliação do Programa. Entretanto, apesar de existirem estudos sobre o PROFMAT em âmbito nacional, o mesmo não ocorre no contexto da UnB, por este motivo esta pesquisa foi estruturada de forma a analisar seus resultados, aferindo-os através de três indicadores de importância: o Programa na perspectiva do egresso; sua relação com o Ideb; e sua relação com a OBMEP. Tal estudo mostra-se relevante já que o PROFMAT constitui-se como política pública e, portanto, deve estar em constante processo avaliativo. Para isso, esta pesquisa traz uma abordagem sobre a avaliação da educação básica, as metas do PNE para aumentar a qualidade da educação e uma breve explanação sobre os Programas de Mestrado Profissional. As informações e os dados utilizados foram extraídos de sites oficiais como Inep, MEC, Capes, OBMEP, PROFMAT e SEEDF, ou fornecidos pelos próprios participantes da pesquisa por meio de questionário aplicado. Por tratar-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa, foram usados recursos como análise estatística de dados e análise de conteúdo. Os resultados apontam para a existência de uma relação entre o trabalho desses professores e os resultados das escolas, nas avaliações externas, onde estes lecionaram após o início do curso. Entretanto, o sucesso das escolas nessas avaliações não pode ser atribuído unicamente ao trabalho dos professores, mas sim a todo o contexto envolvido e para averiguar tal desempenho seria necessário um estudo mais aprofundado por meio de estudo de caso, por exemplo.
Abstract: Until 2018, seven PROFMAT classes had been entered at the UnB, which provided a historical line and enough number of participants that allowed an evaluation of the Program. However, although there are studies on PROFMAT at the national level, the same does not occur in the context of the UnB, so this research was structured to analyze its results, measuring them through three indicators of importance: The Program from the perspective of the participant, its relationship with Ideb, and its relationship with OBMEP. This study is relevant because the PROFMAT is constituted as public policy and, therefore, must be in constant evaluation process. Thus, this study approaches the evaluation of basic education, the goals of the PNE to increase the quality of education and a brief explanation about the Professional Master Programs. The data and information used were extracted from officials websites such as: Inep, MEC, Capes, OBMEP, PROFMAT and SEEDF, or provided by the research participants themselves through a questionnaire applied. Because of this, the study is a quantitative and qualitative approach research, where resources such as statistical analysis of data and content analysis had been used. The results indicate the existence of a relationship between the work of teachers and the results of the schools in the external evaluations where they taught after the beginning of the course. However, the success of schools in these avaliations can not be attributed simply to teachers, but to the whole context involved, and to verify this success should be necessary a further study through case study, for example.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.