Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35985
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1995_MariaNevesdeOliveiraeSilva.pdf
Restrito
3,39 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Título: Educação de usuários : um levantamento de práticas brasileiras em bibliotecas universitárias
Autor(es): Silva, Maria Neves de Oliveira e
Orientador(es): Cunha, Murilo Bastos da
Assunto: Usuários de bibliotecas
Bibliotecas universitárias
Letramento informacional
Treinamento
Data de publicação: 18-Dez-2019
Referência: SILVA, Maria Neves de Oliveira e. Educação de usuários: um levantamento de práticas brasileiras em bibliotecas universitárias. 1995. 111 p, il. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Documentação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1995.
Resumo: Pesquisa descritiva objetivando levantar a teoria e prátia dos programas de educação de usuários realizados em bibliotecas universitárias brasileiras. A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento na literatura e através da aplicação de questionários às bibliotecas da 102 instituições de ensino superior consideradas como universidades pelo Ministério da Educação. Constatou-se que a divulgação dos serviços e produtos é a finalidade principal dos programas de educação de usuários e os alunos de graduação e pós-graduação seu principal público alvo. Verificou-se que a visita orientada é o método mais empregado, que o início do período letivo é a época mais utilizada para sua realização e que os bibliotecários são os principais responsáveis pela coordenação dos treinamentos. A maior parte das bibliotecas realiza planejamento desse serviço, mas não avalia seus resultados. Como salientado pelos respondentes, a literatura brasileira sobre o assunto não satisfaz às suas necessidades de informação por constituir-se basicamente de relatos de experiência. Os resultados dos estudo indicam a necessidade de mudanças na estrutura dos programas de treinamento, para procurar atender às necessidades reais dos usuários.
Abstract: Descriptive research to survey the theoretics and practice of users education programs developed by the Brazilian university libraries. The data were collected by means of a literature review and by questionnaire application to 102 higher education institutions considered as universities by the Brazilian Education Ministry. It was verified that the main goal of the users education programs is to divulge the libraries products and services and that the main target are the graduation and post-graduation students. It was ascertained that the library tour is the most applied method, the beginning of the school year is the period most used to develop the programs and librarians are the main responsible for its coordination. Most libraries plans this Service, but doesn’t check its results. As pointed out by the questionnaire respondents, the Brazilian literature on this subject doesn’t meet their needs of information because it is essentially based on practical experience reports. The results of this study indicate the necessity of changes in the education programs structure, so that the users actual needs can be met.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 1995.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.