Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35971
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_PostuladoUsuarioAxioma.pdf290,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Postulado do usuário : axioma ou aventura?
Autor(es): Santos, Tiago Mota dos
Assunto: Usuários
Axiomas
Informação contábil
Data de publicação: Dez-2019
Editora: Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais
Referência: SANTOS, Tiago Mota dos. Postulado do usuário: axioma ou aventura?. In: UNB INTERNATIONAL CONFERENCE ON ACCOUNTING AND GOVERNANCE, 5.; UNB CONFERENCE OF SCIENTIFIC INITIATION, 2., 2019, Brasília.
Resumo: O objetivo desta pesquisa bibliográfica é demonstrar se o postulado do usuário pode ser tratado como um axioma (de fato) ou um paradigma. O postulado do usuário, proposto em 1997, prediz que o usuário da Contabilidade deve ser sempre consultado a respeito das suas necessidades de informação, as quais dever ser entendidas, respeitando-se princípios éticos e considerando-se a relevância, praticabilidade e correção; essas informações devem, direta ou indiretamente, estar centradas nos conceitos de eficácia e eficiência. Do ponto de vista filosófico o postulado do usuário deve ser tratado apenas como um paradigma teórico, do ponto de vista do usuário o postulado não correlaciona as relações econômicas existentes entre os usuários da contabilidade (perigo moral e seleção adversa) e do ponto de vista da informação contábil o postulado não pondera sobre o custo de se produzir e disponibilizar a informação contábil. Desta forma conclui-se que o postulado do usuário não pode ser considerado um axioma, talvez mais um paradigma teórico entre tantos outros.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença: Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelo servidor Tiago Mota dos Santos, em 13 de dezembro de 2019, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.