http://repositorio.unb.br/handle/10482/35944
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_DennysdaSilvaReis.pdf | 9,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Victor Hugo, um tradutor interartístico no século XIX |
Autor(es): | Reis, Dennys da Silva |
Orientador(es): | Barbosa, Sidney |
Assunto: | Hugo, Victor, 1802-1885 - crítica e interpretação Tradução Cromacia |
Data de publicação: | 11-Dez-2019 |
Data de defesa: | 10-Jun-2019 |
Referência: | REIS, Dennys da Silva. Victor Hugo, um tradutor interartístico no século XIX. 2019. 446 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A presente tese expõe como hipótese de trabalho a de que Victor Hugo (1802-1885) é um tradutor e autotradutor interartístico. Para comprovar tal assertiva, elabora-se uma metodologia de análise para verificar como o autor pode traduzir uma arte em outra. Elencam-se as técnicas de tradução usadas por ele, a saber: descrição, intermidialidade, cromacia e arquétipos artísticos. A partir desta metodologia, segue-se para dois estudos de caso: (1) a tradução da Arquitetura em Literatura, notadamente com o cotejo entre a catedral de Paris e seu romance homônimo (Notre-Dame de Paris, 1832); e (2) a tradução da Literatura em Pintura, designadamente no confronto entre o romance Les Travailleurs de la mer (1866) e o conjunto de trinta e seis pinturas que dele "derivam". Após mostrar e analisar como a tradução interartística acontece nesses dois casos, esta tese conclui-se afirmando que existem razões estético-literárias, estético-políticas, estético-antropológicas e estético-poéticas do porquê o autor realizar a tradução interartística e do porquê ser classificado como um tradutor interartístico. Para além da hipótese defendida, a presente tese empenha-se igualmente em mostrar a relação de Victor Hugo com as outras artes e como estes aspectos são fontes ainda pouco exploradas nos estudos sobre o autor no Brasil. Almeja-se que o presente estudo sirva de inventário sobre Hugo artista, mas também como ponto de aprofundamento para as noções de (auto)tradução e de (auto)tradutor interartísticos no campo teórico dos Estudos Literários e dos Estudos de Tradução. |
Abstract: | This thesis presents a working hypothesis that Victor Hugo (1802-1885) was an translator and an interartistic self-translator. To prove this assertion, an analytical methodology is developed to verify how the author was able to translate one art into another. The translation techniques Hugo used are: description, intermediality, chromatics, and artistic archetypes. This methodology leads us to two case studies: (1) the translation of Architecture into Literature, especially with the comparison between the Nôtre Dame cathedral and the novel of the same name (Nôtre Dame de Paris, 1832); and (2) the translation of Literature into Painting, namely in the confrontation between the novel Les Travailleurs de la mer (1866) and the set of thirtysix paintings that derive from it. After showing and analyzing how the interartistic translation takes place in these two cases, the thesis concludes by stating that there are aesthetic-literary, aesthetic-political, aesthetic-anthropological and aesthetic-poetic reasons why the author makes interartistic translation and why he can be classified as an interartistic translator. In addition to this hypothesis, the present thesis also attempts to show the relation of Victor Hugo with other arts and how this fact is still little explored in research on Hugo in Brazil. It is hoped that this study will serve as an inventory on Hugo the artist and also as a way of deepening for the notions of interartistic (self) translation and (self) translator in the theoretical field of Literary Studies and Translation Studies. |
Resumen: | La presente tesis sostiene la hipótesis de trabajo de que Victor Hugo (1802-1885) es un traductor y autotraductor interartístico. Para corroborarla, se elabora una metodología de análisis para averiguar cómo el autor puede traducir un arte en outro. Para ello, se parte de la técnicas de traducción de las que se sirvió el autor, saber: descripción, intermedialidad, cromacía y arquétipos interartísticos. Con el apoyo de esa metodología, se emprenderon dos estudios de caso: (1) la traducción de la arquitectura en literatura, sobre todo con el cotejo entre la catedral Nuestra Señora de París y la novela homónima (Notre-Dame de Paris, 1832); y (2) la traducción de la literatura en pintura con la comparación entre la novela Les Travailleurs de la mer (1866) y el conjunto de treinta y seis pinturas que “derivan” de ella. Después de haber mostrado y analisado cómo la traducción interartística se hace en ambos casos, la tesis concluye con la afirmación de que existen razones estético-literarias, estético-políticas, estéticoantropológicas y estético-poéticas respecto a porqué el autor realiza la traducción interartístique y porqué puede ser considerado un traductor interartístico. Además de la hipótesis sostenida, el trabajo también se empeña en apuntar las relaciones de Victor Hugo con las otras artes y cómo tales aspectos constituyen todavía fuentes poco explotadas en los estudios sobre el autor francés en Brasil. Se pretende que la tesis sirva no sólo de inventario sobre Hugo artista sino también de punto de profundización para las nociones de (auto)traducción y de (auto)traductor interartísticos en el campo teórico de los estudios literarios y de la traductología. |
Résumé: | Cette thèse avance l’hypothèse que Victor Hugo (1802-1885) est un traducteur et autotraducteur interartistique. Afin de la corroborer, nous avons élaboré une méthodologie d’analyse cherchant à démontrer comment l’auteur peut traduire d’un art vers un autre. Pour ce, nous partons des techniques de traduction dont il s’est servi, à savoir : description, intermédialité, chromatie et archétypes artistiques. À l’appui de cette méthodologie, nous avons effectué deux études de cas : (1) la traduction de l’architecture vers la littérature, notamment avec le rapprochement entre la cathédrale Notre-Dame de Paris et le roman homonyme de 1832 ; et (2) la traduction de la littérature vers la peinture en comparant le roman Les Travailleurs de la mer (1866) et l’ensemble de trente-six peintures qui en “dérivent”. Après avoir montré et analysé comment la traduction interartistique se fait dans ces deux cas, la thèse s’achève en affirmant qu’il existe des raisons esthético-littéraires, esthético-politiques, esthético-anthropologiques et esthéticopoétiques concernant pourquoi l’auteur entreprend la traduction interartistique et pourquoi il peut être considéré comme un traducteur interartistique. Au-delà de l’hypothèse soutenue, notre recherche essaie également de montrer les rapports de Victor Hugo avec les autres arts et comment ces aspects constituent toujours des sources peu exploitées dans les études sur cet auteur au Brésil. Nous souhaitons que notre thèse serve d’inventaire sur Hugo artiste, mais aussi de point d’approfondissement pour les notions de (auto)traduction et de (auto)traducteur interartistiques dans le champ théorique des études littéraires et de la traductologie. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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