Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35915
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: Formação docente inicial e prática pedagógica, o que pensam os professores?
Outros títulos: Teacher's profession : initial formation and pedagogical practice, what do teachers think?
Autor(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Brandão, Gabriel Oliveira
Assunto: Professores - formação
Práticas pedagógicas
Didática
Data de publicação: Set-2019
Referência: SOUZA, Maria Emília Gonzaga de; BRANDÃO, Gabriel Oliveira. Formação docente inicial e prática pedagógica, o que pensam os professores?. In: Congreso Internacional de Psicologia y Educación, 2019, Milão.
Resumo: Este artigo se insere nas discussões da formação inicial e sua relação com a prática pedagógica dos professores da Educação Básica, dificuldades e alegrias vivenciadas na realização da profissão. Analisa respostas de professores da Educação básica, a formação inicial e disciplinas estudadas relacionadas a atuação em sala de aula. A pesquisa e a discussão inicial dos dados foram realizadas durante a disciplina de Didática com licenciandos de várias áreas de formação. Entrevistaram professores de suas respectivas áreas de formação sua atuação profissional e a relação com a formação inicial. Três questões foram escolhidas para este estudo. Foram elaboradas pelos estudantes relacionadas aos temas estudados na disciplina. Para a análise fizemos uma incursão no que se tem delineado em termos de produção sobre o fazer pedagógico, os saberes necessários para a profissão, a formação inicial docente e a relação com o que os docentes percebem desses aspectos em suas práticas. Dialogamos com autores Tardif, Veiga, Pimenta, Masetto, Garcia e outros assegurando a fundamentação teórica sobre formação inicial e a relação com a prática pedagógica. Discutimos se o conhecimento adquirido pelos então alunos de licenciatura são relevantes e necessários para o fazer pedagógico e atuação em sala de aula. Os dados obtidos nos ajudaram a refletir sobre as concepções que envolvem o currículo dos cursos de formação inicial de professores e o conhecimento desenvolvido relacionado com a prática. Temos muitas interrogações e desejo de compreender as questões atuais sobre formação e profissão docente, e contribuir para uma melhor formação inicial docente.
Abstract: The present article aims to discuss the early education and its relationship with teacher’s pedagogical practice of Basic Education, its difficulties and excitements that are experienced in the realization of the profession. It also analyzes responses from teachers of basic education, initial education and class subjects related to classroom performance. The research and initial discussion of the data were performed during a discipline called Didacts, with undergraduates from other academic fields, where they interviewed teachers, from their respective areas of study, on their professional performance and their relationship with initial education. Three questions were chosen for this study. They were elaborated by the students and they were related to the subjects studied in the discipline. For the analysis we made an incursion in what has been delineated in terms of production about the pedagogical practice, the necessary knowledge for the profession, the initial teacher education and the relation with what the teachers perceive of these aspects in their practices. We dialogue with authors Tardif, Veiga, Pimenta, Masetto, Garcia and others ensuring the theoretical foundation on initial formation and the relationship with pedagogical practice while discussing whether the knowledge acquired by the undergraduate students is relevant and necessary for pedagogical and classroom performance. The data obtained helped us to reflect on the conceptions that involve the curriculum of initial teacher education courses and the developed knowledge related to the practice. We are curious and with a strong desire to understand the current issues about teacher’s education and profession, and to contribute to a better teaching of early education.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.