Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35887
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1988_MariaSuelyMachadoMartins.pdf
Restrito
3,03 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues Júnior, José Florêncio-
dc.contributor.authorMartins, Maria Suely Machado-
dc.date.accessioned2019-11-22T20:29:52Z-
dc.date.available2019-11-22T20:29:52Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.date.submitted1988-12-01-
dc.identifier.citationMARTINS, Maria Suely Machado. Desenvolvimento e testagem piloto de um instrumento para aferir apreciação pela leitura baseado na taxionomia de objetivos educacionais: aplicação a alunos de graduação em Biblioteconomia da Universidade de Brasília. 1988. xv, 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Documentação)–Universidade de Brasília, Brasília. 1988.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/35887-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Biblioteconomia, 1988.pt_BR
dc.description.abstractCom base no Domínio Afetivo da Taxionomia de Objetivos Educacionais elaborou-se um instrumento para aferir o grau de apreciação de estudantes pela leitura. O instrumento, composto de vinte e cinco itens com quatro alternativas cada um, estabelece uma hierarquia de comportamentos em relação à leitura, com vistas a verificar a intensidade de apreciação pela leitura por parte de um grupo de estudantes. Esta hierarquia obedece à seqüência de níveis que constituem o Domínio Afetivo, a saber: Acolhimento, Resposta e Valorização. A coleta de dados foi efetuada junto a alunos de graduação em Biblioteconomia da Universidade de Brasília. Para testar a validade do instrumento utilizou-se dois critérios distintos: aplicação do questionário a dois grupos opostos, visando destacar características específicas e aplicação do Coeficiente de Correlação de Pearson, para verificar a homogeneidade das respostas. Os resultados demonstraram a validade do instrumento ao apresentarem diferença nos níveis alcançados pelos dois grupos pesquisados e a consistência da maioria das questões. Quanto à apreciação pela leitura a pesquisa posicionou a maioria da amostra nos níveis de Resposta e Valorização.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleDesenvolvimento e testagem piloto de um instrumento para aferir apreciação pela leitura baseado na taxionomia de objetivos educacionais : aplicação a alunos de graduação em Biblioteconomia da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordBiblioteconomia - estudo e ensinopt_BR
dc.contributor.advisorcoMueller, Suzana Pinheiro Machado-
dc.description.abstract1The study develops an instrument for measuring the degree of appreciation for reading among students, and is based on Affective Domain as defined in the Taxonomy of Educational Objectives, The instrument, comprising twenty-five items, each with four alternatives, establishes a behavioral hierarchy in relation to reading habits, in order to verify the intensity of appreciation for reading as shown by a group of stüdents. This hierarchy conforms to the level sequence which constitute Affective Domain, that is Receiving, Response and Valuing. Data was collected among undergraduate students in the Department of Library Science of the University of Brasilia. Two distincts criteria were used to test the validity of the instrument; a questionnaire was given to two opposite groups in order to point up specific characteristics, and verification of response homogeneity was done by means of the Pearson‘s Correlation Coefficient. The findings demonstrated the validity of the instrument by showing the different levels obtained by the two groups studied, and the consistency of the questionnaire. Results of the study place the majority of the sample on the Response and Valúing level regarding appreciation of reading.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.