Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Saraiva, Regina Coelly Fernandes | - |
dc.contributor.author | Silva, Raimunda de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T21:41:27Z | - |
dc.date.available | 2019-11-21T21:41:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-21 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Raimunda de Oliveira. Jovens do campo: um estudo sobre a constituição do sujeito político a partir do Residência Agraria Jovem (RAJ). 2019. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Gestão Econômica do Meio Ambiente)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/35873 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a contribuição da formação à constituição do sujeito político a partir da experiência do projeto de extensão Residência Agrária Jovem (RAJ), desenvolvido pela Faculdade UnB Planaltina, no período de março/2015 a abril/2017, em parceira com movimentos sociais do campo, envolvendo 50 jovens de assentamentos e acampamentos da reforma agrária, de comunidades rurais e do quilombo Kalunga no Distrito Federal, no Entorno e em Goiás. As principais categorias analisadas na pesquisa foram: formação, entendida como processo educativo articulado às lutas e aos contextos em que tais lutas acontecem (MÉSZÁROS, 2008); juventudes, como categoria múltipla construída socialmente, no tempo e no espaço, pelas representações específicas interseccionadas por posições de classe, gênero e raça (NOVAES, 2006; CASTRO, 2009); movimentos sociais, como espaços educativos (CALDART, 2004); sujeito político, como o que participa de um projeto social e reconhece sua historicidade (FREIRE, 1983). Os procedimentos investigativos de coleta e elaboração de dados foram: estudos exploratórios, pesquisa documental, observação participante e pesquisa de campo. A pesquisa revelou que, quando um processo formativo é fundamentado no contexto de vida dos sujeitos da ação, contribui para que estes tomem consciência da realidade de exclusão em que vivem e sintam-se desafiados a agir no sentido de mudar essa realidade. Revelou também que a maneira como o processo formativo ocorreu, utilizando-se de vivências que possibilitassem o diálogo de saberes, contribuiu para que os(as) jovens se motivassem a continuar com os estudos, buscando superar as dificuldades de acesso ao ensino superior. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Jovens do campo : um estudo sobre a constituição do sujeito político a partir do Residência Agraria Jovem (RAJ) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Residência Agrária Jovem (RAJ) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimentos sociais - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sujeitos políticos - formação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper analyzes the contribution of formatives process to the constitution of the political subject, based on the experience of the Young Agrarian Residency Project (RAJ), developed by UnB Planaltina College in partnership with social movements, from March / 2015 to April / 2017. The RAJ involved 50 young people from land reform settlements and campsites, rural communities and quilombo Kalunga in the Brazilian Federal District, and others communities in the state of Goiás. The main categories analyzed in the research were the training understood as an educational process articulated to the struggles and contexts in which such struggles take place (MÉSZÁROS, 2008); the Youth as a multiple category socially constructed in time and space by specific representations intersected by class, gender and race positions (NOVAES, 2006; CASTRO, 2009); the social movements understood as an educational spaces (CALDART, 2004); and the political subject that participates in a social project and recognizes their own historicity (FREIRE, 1983). The investigative procedures of data collection and elaboration were based on exploratory studies, documentary research, observation and field research. The research revealed that formatives process based on the life context of the subjects who practicing the action it contributes to become aware on the reality of exclusion in which they live, so they act in order to change that reality. It also revealed that the way in which the formatives process took place contributed to the young people being motivated to continue with their studies, seeking to overcome the difficulties of access to higher education. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|