DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Abers, Rebecca Neaera | - |
dc.contributor.author | Costa Sobrinho, João Elias de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-14T16:10:35Z | - |
dc.date.available | 2019-11-14T16:10:35Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-14 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-12 | - |
dc.identifier.citation | COSTA SOBRINHO, João Elias de Oliveira. Regimes, subsistemas e repertórios de interação: as relações do movimento sindical com o Executivo federal nos governos Lula e Dilma. 2019. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/35835 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo central deste trabalho é compreender de que maneira as mudanças nos contextos políticos dos governos Lula e Dilma afetaram as rotinas de interação entre oito organizações do movimento sindical e o Executivo federal durante os anos de 2003 a 2013. Utilizamos, aqui, além da abordagem do corporativismo, os conceitos de regimes, subsistemas e repertórios de interação, encontrados na literatura sobre movimentos sociais, para expandir nossa compreensão a respeito das rotinas de interação entre o movimento sindical e o Executivo federal em anos recentes. Tendo em mente que os governos petistas não foram caracterizados por uma sistemática clara nas suas interações com a sociedade civil, foi investigado, em linhas gerais, como os cambiantes graus de abertura desses governos ao diálogo e à partilha de poder decisório com a sociedade variou de setor a setor governamental e, muitas vezes, de programa a programa ministerial. Através da realização de entrevistas semiestruturadas com dirigentes sindicais, investigamos como eles foram construindo relacionalmente algumas rotinas de interação com os governos petistas. O conjunto dessas rotinas foi, aos poucos, formando repertórios de interação com o Executivo federal. Entre os principais achados da pesquisa, destacamos que o movimento sindical brasileiro buscou, no período analisado, mesclar rotinas intra e extrainstitucionais de pressão política, pois, a partir do entendimento dos governos petistas como espaços em permanente disputa, as organizações estudadas não abriram mão de rotinas mais disruptivas, como protestos e ocupações. Além disso, destacamos que alguns elementos dos regimes e subsistemas de políticas públicas afetaram os contornos gerais da interação entre o movimento sindical e o Executivo federal, tais como: os históricos relacionais entre os presidentes da República e o movimento sindical; o grau de autonomia negocial dado aos órgãos de coordenação política e aos subsistemas de políticas públicas; os níveis de influência de setores sociais adversários aos trabalhadores na coalizão de governo. Esses elementos ajudaram a delimitar os distintos níveis de influência do movimento sindical na coalizão governamental durante o período analisado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Regimes, subsistemas e repertórios de interação : as relações do movimento sindical com o Executivo federal nos governos Lula e Dilma | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimento sindical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945- política e governo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rousseff, Dilma, 1947- política e governo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sindicalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimentos sociais - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The central purpose of this dissertation is to comprehend in which way the broader political contexts of the Lula and Dilma administrations affected the modes of interactions between eight organizations of the labor movement and the federal Executive branch of government. To this end, we use the corporatist approach, as well as the concepts of regimes, public policy subsystems, and repertoires of interaction, found in the literature about social movements, to expand our knowledge of the interaction between the Brazilian labor movement and the Executive branch of government in recent years. Bearing in mind that the Workers Party’s governments were not characterized as having a systematic approach to its interaction with civil society, we investigated how its changing degrees of openness to dialogue and to power-sharing with society varied from sector to sector of the government, and, often, from program to program. Through in-depth interviews with members of the labor movement, we investigated how they came to build some routines of interaction with the Workers Party’s governments. The set of these routines was, gradually, forming repertoires on interaction with the federal Executive branch of government. Among the key findings of this research, we can highlight that the Brazilian labor movement sought to combine intra-institucional and extra-institutional routines of political pressure, because, having characterized the Workers Party’s governments as arenas of permanent political dispute, they did not give up on disruptive routines, such as protests or occupations. Moreover, we can highlight that some elements of the regimes and of the public policy subsystems affected the general contours of the interaction between the labor movement and the federal Executive branch, such as: the relational background between the labor movement and the presidents in office; the varying degrees of autonomy given to government agencies and public policy subsystems; the level of influence of the labor movement’s adversaries on the government coalition. These elements helped to outline the labor movement’s distinct levels of influence throughout the analysed period. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciência Política (IPOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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