Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35824
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JandersonSilvaSantos.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A poética social de Ademar Bogo : dialética entre produção literária e militância política
Autor(es): Santos, Janderson Silva
Orientador(es): Pilati, Alexandre Simões
Assunto: Bogo, Ademar - crítica e interpretação
Literatura brasileira - aspectos sociológicos
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Poesia social
Data de publicação: 13-Nov-2019
Referência: SANTOS, Janderson Silva. A poética social de Ademar Bogo: dialética entre produção literária e militância política. 2019. 323 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como tema a problematização da arte literária como força de crítica social e projeção de possibilidades futuras mediadas pela luta política. Serão estudados os livros de Ademar Bogo: O vigor da mística (2002), Identidade e luta de classes (2008), Organização política e Política de quadros (2011); e seus poemas: “Sábio comunista” “Terra sertaneja”, “Profeta da dialética” “Hino do MST”, entre outros. Analisaremos também os poemas “Operário ao Mar” e “Morte do Leiteiro” de Drummond; Morte e vida Severina de Cabral; “O açúcar” de Gullar para debatermos tradição da poesia engajada brasileira a partir desses autores e obras. Os objetivos da tese são: fazer um estudo sobre a configuração da lírica na poesia social de Bogo, abarcando ações éticas, políticas e estéticas dentro de um marco histórico do sistema literário brasileiro a partir de elementos modernistas e contemporâneos; compreender a atualidade do conceito de poesia engajada/participante; analisar em que medida a poesia participante e encomiástica elaborada por Ademar Bogo pode estabelecer um diálogo com outros extratos sociais e cumprir com sua função estética; situar o poeta como intelectual que contribuiu no debate acerca da organização da cultura no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST de onde partem a sua postura crítica em relação à forma social capitalista e a defesa da retomada da luta popular pela forma social comunista como processo de emancipação humana. O estudo busca identificar em que medida o elemento sociocultural e filosófico se estabelece na estruturação poética de Bogo e quais são as mediações entre elaboração estética e participação política na problematização, interpretação e figuração estética da realidade nacional. Para isso, serão discutidos também aspectos do pensamento de Bogo e a atualidade da concepção dialética de Utopia e de Mística como categorias críticas inseridas na produção artística e filosófica do objeto da pesquisa. Para isso, o referencial teórico metodológico é o Materialismo Histórico Dialético. Nessa perspectiva crítica, as categorias precisam emergir das determinações da própria obra de arte, apresentadas e condensadas na vida humana e referidas às ações cotidianas. Os principais teóricos estudados são Marx/Engels (2010) e Lukács (2010), Antonio Candido (1996), Celso Frederico (1997) entre outros. Nossa hipótese é que a questão estética quase sempre precede a questão política, no entanto, no caso de Ademar, a configuração filosófica é determinante para ordenar a forma estética. Assim, no primeiro capítulo apresentaremos a elaboração filosófica de Ademar Bogo como um ponto de partida para a interpretação de sua poesia, sua visão de mundo e atuação política figurada na relação da voz lírica com as personagens populares. No segundo capítulo, será discutida a atualidade da concepção da mística e da utopia critica como categoria de análise na configuração dos poemas. No terceiro capítulo, discutiremos a tradição da poesia participante/engajada problematizando a questão da alienação do trabalho, a propriedade privada e a produção de mercadorias figuradas nas obras poéticas. No quarto capítulo, retomaremos a organização da poesia participante em Ademar Bogo tendo como eixo estrutural o discurso político, a práxis filosófica e a criação literária.
Abstract: The present work has as its theme the problematization of literary art as a force of social criticism and projection of future possibilities mediated by the political struggle. Will be studied the books of Ademar Bogo: The vigor of the mystic (2002), Identity and class struggle (2008), Political organization and Policy of cadres (2011); and his poems: "Communist sage" "Terra sertaneja", "Prophet of the dialectic" "Hymn of the MST", among others. We will also analyze the poems "Worker to the Sea" and "Death of the Milkman" by Drummond; Death and life Severina de Cabral; "The sugar" of Gullar to discuss tradition of the Brazilian engaged poetry from these authors and works. The objectives of the thesis are: to study the configuration of the lyric in the social poetry of Bogo, including ethical, political and aesthetic actions within a historical frame of the Brazilian literary system from modernist and contemporary elements; understand the current relevance of the concept of engaged / participant poetry; to analyze the extent to which participant and praxistic poetry by Ademar Bogo can establish a dialogue with other social extracts and fulfill their aesthetic function; to situate the poet as an intellectual who contributed to the debate about the organization of culture in the Landless Workers' Movement (MST), from which their critical position in relation to the capitalist social form and the defense of the resumption of the popular struggle for the communist social form as a process of human emancipation. The study seeks to identify the extent to which the sociocultural and philosophical element is established in the poetic structure of Bogo and what are the mediations between aesthetic elaboration and political participation in the problematization, interpretation and aesthetic figuration of the national reality. To this end, aspects of Bogo's thought and the actuality of the dialectical conception of Utopia and Mysticism as critical categories inserted in the artistic and philosophical production of the object of the research will also be discussed. For this, the methodological theoretical reference is the Historical Materialism Dialectic. In this critical perspective, categories need to emerge from the determinations of the work of art, presented and condensed in human life and referred to daily actions. The main theorists studied are Marx / Engels (2010) and Lukács (2010), Antonio Candido (1996), Celso Frederico (1997) and others. Our hypothesis is that the aesthetic question almost always precedes the political question, however, in the case of Ademar, the philosophical configuration is determinant to order the aesthetic form. Thus, in the first chapter we present the philosophical elaboration of Ademar Bogo as a starting point for the interpretation of his poetry, his vision of the world and political action figured in the relationship of the lyrical voice with the popular characters. In the second chapter, we will discuss the actuality of the conception of the mystic and the critical utopia as a category of analysis in the configuration of the poems. In the third chapter, we will discuss the tradition of participant / engaged poetry by problematizing the issue of the alienation of labor, private property and the production of commodities figured in poetic works. In the fourth chapter, we will return to the organization of poetry that participates in Ademar Bogo, having as its structural axis political discourse, philosophical praxis and literary creation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.