Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | - |
dc.contributor.author | Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T19:57:27Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T19:57:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-13 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-17 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Marcelo Fabiano Rodrigues. A licenciatura em educação do campo da UnB e a práxis docente na transformação da forma escolar a partir da atuação de suas egressas. 2019. 325 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/35820 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese que apresentamos nesta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). A questão central que inspirou a realização deste estudo foi saber: A proposta de formação da Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade de Brasília, tem se constituído, na perspectiva de três egressas que trabalham na Escola Estadual Ernesto Che Guevara, em efetivas ações de transformação da forma escolar? Para discutir essa questão, aproximamo-nos do contexto da Escola Estadual Ernesto Che Guevara, situada no Assentamento Antônio Conselheiro, em Tangará da Serra, Mato Grosso. O locus da pesquisa é uma Escola de Educação Básica em que atuavam, em 2018, na gestão, duas egressas e, na docência uma egressa da referida licenciatura, e que foram as principais colaboradoras desta pesquisa. O estudo realizado, nesse recorte espacial, teve como objetivo geral compreender, conforme a perspectiva de três egressas do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília, a influência desta graduação na atuação delas, em sua práxis docente e na elaboração de efetivas ações de transformação da forma escolar na Escola Estadual do Campo Ernesto Che Guevara, situada no Assentamento Antônio Conselheiro, Mato Grosso. A referência epistemológica deste trabalho foi o Materialismo Histórico-Dialético, como método, e os Núcleos de Significação como metodologia de análise. Os principais instrumentos para a geração de dados foram: entrevistas semiestruturadas, Roda de Conversa e observações, com registro em diário de campo do pesquisador. Os dados gerados ao longo desta pesquisa foram analisados considerando quatro Núcleos de Significação, que permitiram constatar que as colaboradoras, egressas LEdoC, por vivenciarem um processo formativo em uma estrutura pedagógica diferente dos cursos tradicionais, tanto na formação inicial quanto na formação continuada, constroem um modus de ser e estar na profissão que altera a forma escolar do campo. Desta constatação, construímos a tese de que há uma forma escolar transformada na universidade, que é a Licenciatura em Educação do Campo (BRITO, 2017). E esta proposta educacional tem repercutido em efetivas ações, realizadas pelas egressas, no ambiente escolar, em um processo não linear, mas permeado por tensões e contradições tanto internas, no cotidiano escolar, quanto externas, considerando as prescrições do sistema educacional de ensino da região. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Licenciatura em Educação do Campo da UnB e a práxis docente na transformação da forma escolar a partir da atuação de suas egressas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de educadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educadores - formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The thesis presented in this research was developed in scope of the Graduation Program of the Faculty of Education of the University of Brasilia (UnB). The central question that inspired to carry out this study was knowing: has the teacher training purpose offered by the Rural Education Degree (LEdoC in its Brazilian Portuguese acronym), of the University of Brasilia, from the meanings by three alumni who work at Escola Estadual Ernesto Che Guevara, contributed in effective actions to transform the school way? The research locus is a Basic School where there are two alumni working in 2018 in the management, and another as teacher, who are from the mentioned degree, and who are the main collaborators in this research. The study performed in this space cut had as general aim at understand, according to the perspective by three alumni of the Rural Education Degree of University of Brasilia, its influence on their acting, in their teaching praxis and to elaborate changes in the school way at Escola Estadual Ernesto Che Guevara, situated in Antonio Conselheiro seating in Mato Grosso. Epistemological reference for this work was the historical-dialectic materialism as method, and the Meaning Nuclei as analysis methodology. The main instruments for data generation were: semi structured interview, conversation wheel and observations with report in a researcher’s field journal. The data generated during this research were analyzed considering four Meaning Nuclei, which allow notice out that alumni from LEdoC, because they lived a training process in a pedagogical structure different from traditional courses, both in initial training and in the continuous one, build a being modus in the profession that changes the rural field way. From this confirmation, we build the thesis in which there is a school way changed by the university that is the Rural Education Degree (BRITO, 2017), and this educational proposal has reverberated in effective actions performed by the alumni in the school environment, in a nonlinear process, but permeated by tensions both internal, in the daily school, and external ones, considering the prescriptions from the educational system in the region. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La tesis que presentamos en esta investigación fue desarrollada en el ámbito del Programa de Pos-Grado de la Facultad de Educación de la Universidad de Brasília (UnB). La cuestión central que ha inspirado este estudio fue saber: ¿la propuesta de formación da Licenciatura en Educación del Campo, de la Universidad de Brasília, hay se constituido, en la perspectiva de tres egresas que trabajan en la Escuela Estadual Ernesto Che Guevara, en efectivas acciones de transformación de la forma escolar? Para discutir esta cuestión, nos aproximamos del contexto de la Escola Estadual Ernesto Che Guevara, ubicada en el Asentamiento Antônio Conselheiro, en Tangará da Serra, Mato Grosso. El locus de la investigación es una Escuela de Educación Básica en que actuaban en 2018, en la gestión, dos egresas, y en la docencia, una egresa de la referida licenciatura, y que fueron las principales colaboradoras de esta investigación. El estudio realizado, en este recorte espacial, tuve como objetivo general comprender, de acuerdo con la perspectiva de tres egresas del curso de Licenciatura en Educación del Campo de la universidad de Brasília, la influencia de este grado en su actuación, en su praxis docente e en la elaboración de acciones efectivas de transformación de la forma escolar en la Escola Estadual do Campo Ernesto Che Guevara, situada en asentamiento Antonio Conselheiro, Mato Grosso. La referencia epistemológica de este trabajo fue el materialismo histórico y dialéctico como método, y los Núcleos de Significación como metodología de análisis. Los principales instrumentos para la generación de datos fueron: entrevistas semiestructuradas, roda de conversación y observaciones, con reporte en diario de campo del investigador. Los datos generados durante esta investigación fueron analizados considerando cuatro Núcleos de Significación, que permitieron constatar que las colaboradoras, egresas LEdoC, por tuvieren vivido un proceso formativo en una estructura pedagógica diferente de los cursos tradicionales, en la formación inicial y continua, construyen un modus de ser y estar en la profesión que cambia la forma escolar del campo. De esta constatación construimos la tesis, que es la Licenciatura en Educación del Campo (BRITO, 2017), y esta propuesta educacional tuve un rebote en efectivas acciones, realizadas por las egresas en el ambiente escolar, en un proceso non lineal, pero permeado por tensiones y contradicciones, internas en el cotidiano escolar; y externas, considerando las prescripciones del sistema educacional de enseñanza de la región. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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