Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35816
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SamanthaLiraBeltrãodeFaria.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Clube de ciências : uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio
Autor(es): Faria, Samantha Lira Beltrão de
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Ensino de ciências
Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)
Método científico
Data de publicação: 13-Nov-2019
Referência: FARIA, Samantha Lira Beltrão de. Clube de ciências: uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho busca analisar a implementação de um Clube de Ciências em uma escola de ensino médio. Os Clubes de Ciências surgiram, no Brasil, a partir dos anos finais da década de 1950, com o objetivo de ensinar o método científico e formar novos cientistas. Considerando que esse modelo é relevante para o ensino de Ciências, identificou-se a necessidade de implementar um Clube que vise à alfabetização científica, procurando meios que estimulem o protagonismo estudantil. Neste sentido, o presente trabalho analisou a implementação de um Clube de Ciências em uma escola pública de ensino médio, no Distrito Federal. A partir de atividades demonstrativo-investigativas, foi observada uma significante incorporação de conceitos científicos, além de uma maior autonomia intelectual dos alunos. Os resultados desta investigação também identificaram a importância de projetos pedagógicos para que os estudantes sintam-se inseridos no contexto escolar, além de demonstrarem atuações sociais mais críticas e reflexivas.
Abstract: This work seeks to analyze the implementation of a Science Club in a high school. The Science Clubs emerged in Brazil from the late 1950s onwards to teach the scientific method and train new scientists. Although this model is relevant to Science Teaching, we have identified the need to implement a Science Club aimed to offer scientific literacy, looking for ways to stimulate student protagonist. In this sense, the present work analyzed the implementation of a Science Club in a public high school in Distrito Federal, the capital of Brazil. It was observed a significant incorporation of scientific concepts based on demonstrative-investigative activities, as well as a greater intellectual autonomy of the students. The results of this research also identified the importance of pedagogical projects so that the students should get involved in the school context, showing more critical and reflective social performances at school.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.