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Título: Uma proposta de modelo conceitual para representação da música popular brasileira
Autor(es): Padron, Marcos Fragomeni
Orientador(es): Cruz, Fernando William
Coorientador(es): Silva, Juliana Rocha de Faria
Assunto: Música popular - Brasil
Música - Brasil
Modelo conceitual
Ontologia
Data de publicação: 12-Nov-2019
Resumo: O termo “música popular brasileira” refere-se a um repertório variado de estilos musicais que possui forte conexão com a cultura local e legitima-se como expressão que ganha caráter de tradição e promove registros subjetivos da organização social vigente. Ademais, é o estilo preferido pelos brasileiros, o que acaba motivando a proliferação de fontes de informação sobre essa música, que variam de sites independentes até centros de documentação. Por outro lado, as mudanças culturais trazidas pelo amplo acesso à Internet promovem uma reflexão sobre modelos, práticas e padrões adotados tradicionalmente, fazendo com que os centros de documentação passem a considerar a possibilidade de estarem integrados ao contexto da Web Semântica a fim de evitar que se mantenham como silos informacionais. Nessa dissertação é proposto um modelo conceitual que formaliza as características da música popular brasileira em um sentido amplo, considerando-se aspectos do contexto cultural em que se insere, de sua natureza, e de sua concepção, execução e gravação, para apoiar: (i) a comunicação e análise do domínio da música brasileira; (ii) a publicação e o intercâmbio de dados musicais bibliográficos e não bibliográficos na Web Semântica; e (iii) a construção de sistemas que melhor atendam às necessidades informacionais dos usuários desse tipo de música. Do ponto de vista metodológico, os elementos do modelo foram obtidos com base na literatura e em pesquisas anteriores. Os resultados permitiram evidenciar as nuances da música brasileira por meio da identificação dos conceitos e relacionamentos mais relevantes a esse estilo musical formalizados em um artefato descrito em linguagem ontológica. Além desse resultado, foi feito um experimento de extensão do IFLA LRM, a partir do modelo conceitual, para a descrição de músicas brasileiras, demonstrando a sua utilidade como insumo para a adequação de padrões bibliográficos ao domínio da música popular brasileira.
Abstract: The term “Brazilian popular music” refers to a varied repertoire of musical styles with strong connection with local culture, that legitimizes itself as tradition and creates records of current social organization. Moreover, it is the preferred musical style of Brazilians, what motivates the proliferation of information sources about this music, ranging from independent sites to documentation centers. On the other hand, cultural changes, caused by the wide access to the Internet, demand a revision of traditionally adopted models, practices and standards, making those documentation centers consider the possibility of integrating to the Semantic Web in order to prevent them from keeping themselves as information silos. In this dissertation, it is proposed a conceptual model that formalizes the characteristics of Brazilian popular music in a broader sense, considering aspects of the cultural context in which it is inserted, of its nature, and its conception, execution and recording, in order to support: (i) communication and analysis of Brazilian music domain; (ii) publication and interchange of bibliographical and non-bibliographical musical data in the Semantic Web; and (iii) development of systems that best meet informational needs of users of this kind of music. From a methodological point of view, the modeled elements were obtained based on the literature and previous researches. The results allowed to highlight nuances of Brazilian music, through the identification of the most relevant concepts and relationships to this musical style, formalized on an artifact described in ontological language. It was also made an experiment, based on the conceptual model, that extends the IFLA LRM for Brazilian music description. In this experiment, the proposed model showed its value as input for adapting bibliographic standards to the domain of Brazilian popular music.
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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