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Título: O desenvolvimento subjetivo na infância : histórias, invencionices e peraltagens
Autor(es): Silva, Kátia Oliveira da
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Contação de histórias
Literatura infanto-juvenil
Crianças - desenvolvimento
Imaginação - infância
Data de publicação: 8-Nov-2019
Referência: SILVA, Kátia Oliveira da. O desenvolvimento subjetivo na infância: histórias, invencionices e peraltagens. 2019. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central compreender como a vivência pedagógica de contação de histórias e os processos imaginativos infantis participam do desenvolvimento subjetivo de crianças em idade escolar. E em suas especificidades buscamos: a) compreender o encontro imaginativo entre o contador, as crianças e a história no processo de contação de histórias; b) compreender os sentidos subjetivos produzidos no contexto de contação de histórias e c) identificar, nas produções das crianças, as criações imaginárias e os recursos subjetivos que potencializaram desenvolvimento subjetivo. Para tanto, faremos uso da perspectiva histórico-cultural proposta por Vigotski (2001, 2003, 1998, 1999 e 2009) em suas contribuições sobre arte, imaginação e emoção. Dialogando com esta teoria trazemos a perspectiva cultural-histórica da subjetividade em González Rey (2003, 2017) que avança com a discussão sobre as configurações subjetivas do desenvolvimento humano. Desta forma buscaremos evidenciar que a imaginação está na base do processo da produção de sentidos subjetivos que por sua vez possibilita o desenvolvimento subjetivo na infância. O aporte metodológico ancora-se na Epistemologia Qualitativa de González Rey (2003, 2005, 2017) e no desdobramento da metodologia construtivo-interpretativa, que apresenta como princípios basilares o caráter dialógico e o singular como instância do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida numa instituição pública de ensino do Distrito Federal que atende as séries iniciais do Ensino Fundamental, especificamente numa turma de 1° ano. Ao longo da pesquisa fizemos uso dos seguintes instrumentos: contação de histórias, rodas de conversas, reconto oral com apoio de objetos, brincadeiras, narração gráfica, histórias inventadas, caixa de imagens, trilha, observação participante e dinâmica conversacional informal. A construção interpretativa evidenciou a compreensão da imaginação como processo subjetivo; a movimentação da imaginação das crianças como forma de encontrar alternativas para o enfrentamento das experiências vividas e a vivência pedagógica de contação de histórias como potencializadora para as criações imaginárias e para o desenvolvimento subjetivo na infância.
Abstract: The present research has the main objective to understand how the pedagogical experience of storytelling and the imaginative processes of children participate in the subjective development of children of school age. And in their specificities we seek: a) to understand the imaginative encounter between the storyteller, children and story in the process of storytelling, b) to understand the subjective senses produced in the context of storytelling, and c) to identify, in children's productions, the imaginary creations and the subjective resources that potentiated subjective development. To do so, we will make use of the historical-cultural perspective proposed by Vygotsky (2001, 2003, 1998, 1999 and 2009) in his contributions on art, imagination and emotion. Dialoging with this theory we bring the cultural-historical perspective of subjectivity in González Rey (2003, 2017) that advances with the discussion about the subjective configurations of human development. In this way we will try to show that the imagination is at the base of the process of the production of subjective senses that in turn makes possible the subjective development in childhood. The methodological contribution is anchored in González Rey's Qualitative Epistemology (2003, 2005, 2017) and in the unfolding of the constructive-interpretative methodology, which presents as basilar principles the dialogic and singular character as an instance of knowledge. The research was developed in a public institution of education of the Federal District that attends the initial series of Elementary School, specifically in a class of 1st year. Throughout the research we used the following instruments: storytelling, conversation wheels, oral retelling with object support, jokes, graphic storytelling, invented stories, picture box, track, participant observation and informal conversational dynamics. The interpretive construction evidenced the understanding of the imagination as a subjective process; the movement of the children's imagination as a way of finding alternatives to face the lived experiences and the pedagogical experience of storytelling as a potential for imaginary creations and for the subjective development in childhood
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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