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Título: Mapeamento de valores e compreensão do jeitinho brasileiro em estudantes do ensino fundamental do Distrito Federal
Autor(es): Lapa Junior, Luiz Gonzaga
Orientador(es): Pato, Claudia Márcia Lyra
Assunto: Valores humanos
Pré-adolescência
Teoria de Valores Refinada de Schwartz
Data de publicação: 8-Nov-2019
Referência: LAPA JUNIOR, Luiz Gonzaga. Mapeamento de valores e compreensão do jeitinho brasileiro em estudantes do ensino fundamental do Distrito Federal. 2019. 185 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O sistema de valores humanos tem sido foco de interesse crescente por parte de profissionais nas mais diversas áreas. Em particular, aumentam as pesquisas sobre valores com crianças e adolescentes. Nesse âmbito, destaca-se a teoria refinada de valores humanos de Schwartz et al.(2012). Segundo a teoria, os indivíduos expressam seus valores por meio dos comportamentos, visando, primeiramente, tentar atingir as metas importantes para eles. A presença de certos comportamentos e valores remetem à ideia de uma institucionalização de atitudes, que poderiam estar associadas a uma prática social na resolução de problemas, o jeitinho brasileiro. Neste trabalho buscou-se mapear os valores pessoais e compreender o jeitinho brasileiro em pré-adolescentes no ambiente escolar. Para tanto, foram realizados três estudos com a abordagem quantitativa, em uma amostra de 3271 estudantes do ensino fundamental II da rede pública do Distrito Federal, na faixa etária de 10 a 13 anos, com média de idade de 11,79 anos, no qual 2832 pertencem ao 6o ano (86,58%) e 439 ao 7o ano (13,42%), sendo 51,8% do sexo feminino e 48,2% do masculino. No primeiro estudo foi desenvolvida e validada a Escala de Valores para Pré-adolescentes (EVP), uma adaptação do PVQ-R de Schwartz et al.(2012). A análise fatorial exploratória revelou que a EVP é multidimensional, com KMO = 0,878 e possui dois fatores com valores nos focos social e pessoal da teoria: Fator 1 – Foco social (α = 0,826) e Fator 2 – Foco pessoal (α = 0,632). No segundo estudo foi elaborada e validada a Escala de Jeitinho para Pré-adolescentes (EJP), cuja análise fatorial exploratória revelou ser multidimensional, com KMO = 0,890 e possui três fatores: Fator 1 – Malandragem (α = 0,770), Fator 2 – Burlar regras (α = 0,691) e Fator 3 – Simpatia (α = 0,508). No terceiro estudo foram analisadas as relações dessas práticas do jeitinho e os valores pessoais dos estudantes. Os resultados demonstram haver uma relação direta entre valores e jeitinho. Os resultados encontrados podem contribuir para a elaboração de projetos e intervenções pedagógicos nas instituições de ensino, visando melhorias no processo das relações interpessoais e na formação de cidadãos críticos.
Abstract: The system of human values has been a point of growing interest by professionals in a wide range of fields. In particular, there has been increased research on values with children and adolescents. Of note in this context is Schwartz et al.‟s (2012) refined theory of human values. According to this theory, individuals express their values by means of behaviors, aiming, first of all, at achieving goals that are important to them. The presence of certain behaviors and values lead to the idea of institutionalized attitudes, which could be associated to a social practice for the solution of problems, the so-called jeitinho brasileiro (Brazilian way). This study sought to map the personal values and understand the jeitinho brasileiro in pre-adolescents in the school environment. Three qualitative studies were carried out with a sample of 3,271 elementary public-school students of the Distrito Federal. The ages ranged from 10 to 13, with a mean age of 11,79. In the sample, 2,832 were 6th grade students (86,58%) and 439 were in the 7th grade (13,42%). Girls accounted for 51,8% of the sample, while 48,2% were boys. In the first study, the Value Scale for Pre-adolescents (VSP), an adaptation of Schwartz et al.‟s PVQ-R (2012), was developed and validated. The exploratory factorial analysis revealed that the VSP is multidimensional, with KMO = 0.878 and has two factors with values in the social and personal focus of the theory: Factor 1 – “Social focus” (α = 0.826) and Factor 2 – “Personal focus” (α = 0.632). The second study developed and validated the Jeitinho Scale for Pre-adolescents (JSP), whose exploratory factorial analysis revealed to be multidimensional, with KMO = 0.890, having three factors: Factor 1 – Cunning (Malandragem) (α = 0.770), Factor 2 – Circumventing rules (Burlar rules) (α = 0.691), and Factor 3 – Amiability (Simpatia) (α = 0.508). The third study analyzed the relationships between these practices of the jeitinho and the personal values of the students. The results show there is a direct relationship between values and jeitinho. The findings may contribute to the development of pedagogical projects and interventions in schools, aiming at improving interpersonal relationships and developing critical citizens.
Resumen: El sistema de valores humanos ha sido foco de interés en las más diversas áreas. En particular, aumentan las investigaciones de los valores con niños y adolescentes. En ese ámbito, se destaca la teoría refinada de valores humanos de Schwartz et al.(2012). Según la teoría, los individuos expresan sus valores por medio de los comportamientos, visando primeramente, intentar atingir las metas importantes para ellos. La presencia de ciertos comportamientos y valores remiten a la idea de una institucionalización de actitudes, que podrían estar asociadas a una práctica social en la resolución de problemas, el “jeitinho brasileño”, manera brasileña. En este trabajo se buscó mapear los valores personales y comprender la “manera brasileña” en pre-adolescentes en el ambiente escolar. Por lo tanto, fueron realizados tres estudios con el enfoque cuantitativo, en una muestra de 3271 estudiantes de la enseñanza fundamenta II de la red pública del Distrito Federal, en la franja de edad de los 10 a 13 años, con media de edad de 11,79 años, en la cual 2832 pertenecen al 6º año (86,58%) y 439 al 7º año (13,42%), siendo 51,8% del sexo femenino y 48,2% del masculino. En el primer estudio fue desarrollada y validada la Escala de Valores para Pre-adolescentes (EVP), una adaptación del PVQ-R de Schwartz et al.(2012). El análisis factorial exploratoria reveló que la EVP es multidimensional, con KMO = 0,878 y posee dos factores con valores en los focos sociales y personales de la teoría: Factor 1 – “Foco social” (α = 0,826) y Factor 2 – “Foco personal”, α = 0,632). En el segundo estudio fue elaborada y validada la Escala de “Jeitinho” para Pre-adolescentes (EJP), cuyo análisis factorial exploratoria reveló ser multidimensional, con KMO = 0,890 y posee tres factores: Factor 1 – Astucia (α = 0,770), Factor 2 – Burlar reglas (α = 0,691) y factor 3 – Simpatía (α = 0,508). En el tercer estudio fueron analizadas las relaciones de las prácticas del “jeitinho” y los valores personales de los estudiantes. Los resultados muestran que existe una relación directa entre los valores y el jeitinho. Los resultados encontrados pueden contribuir para la elaboración de proyectos e intervenciones pedagógicas en las instituciones de enseñanza, visando mejorías en el proceso de las relaciones interpersonales y en la formación de ciudadanos críticos.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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