Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3575
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_LilcyBezerraAzevedo.PDF458,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Impacto do financiamento direto às escolas : um estudo sobre o programa escola aberta no DF
Autor(es): Azevedo, Lilcy Bezerra
Orientador(es): Carvalho, Olgamir Francisco de
Assunto: Educação
Escolas - Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 4-Jul-2007
Referência: AZEVEDO, Lilcy Bezerra. Impacto do financiamento direto às escolas: um estudo sobre o programa escola aberta no DF. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Social e do Trabalho)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos participantes do Programa Escola Aberta do Ministério da Educação, acerca dos fatores facilitadores e dificultadores aos resultados efetivos do financiamento direto às escolas, suas inter-relações, e verificar se esta percepção se diferencia em função das variáveis demográficas e biográficas dos participantes respondentes. O referencial teórico estudado abordou Financiamento e Educação no mundo, na América Latina, e no Brasil, e especificamente na ação de Funcionamento das Escolas nos Finais de Semana. Em termos metodológicos, aplicou-se a Técnica de Grupo Nominal - TGN - a qual permite a obtenção de conhecimentos estruturados apreendidos e normatizados pelo grupo. A fim de facilitar a descrição e a comparação dos resultados, foi utilizado, também, um instrumento quantitativo, o Programa SPSS (Statistical Package for the Social Science), versão 14.0. Para a análise dos resultados, empregou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados sugerem que os participantes das escolas abertas do Distrito Federal, apesar de não conhecerem todos os aspectos ligados ao financiamento direto às escolas, têm compreensão dos seus impactos na comunidade escolar, interna e externa, levantando questões além do formulado inicialmente. A comparação dos resultados, a partir das relações entre fatores facilitadores e dificultadores e da análise destes fatores em relação às variáveis demográficas e biográficas, relativas ao grupo de participantes, permitiu verificar que independente de tais variáveis, os participantes percebem de forma bastante semelhante todos os itens referentes às categorias e às unidades de análise em estudo. Esse fato suscitou reflexões e aponta a necessidade de aprofundar os estudos, com vistas a elucidar o porquê dessa visão, assim como a reforçar outras vertentes descobertas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims at analyzing the perception of the public school network`s actors that participate in the open school program of the Ministry of Education, that concerns facilitating and difficulty factors related to the direct finance to schools, and their interrelations, it also aims at verifying actors´ demographic and biographic variables. The theory studied took into consideration finance and education in the world, Latin America and Brazil, and specially the actions concerning the opening of schools at the weekends. In terms of methodology, it was applied the Nominal Group Technique - NGT - that make it possible to obtain structured knowledge learned and normalized by the group. So as to facilitate the description and the comparison of results, it was also used a quantitative instrument, a software SPSS (Statistical Package for the Social Science), version 14.0. For analyzing the results the analysis content technique was applied. The results encountered suggests that the open schools’ actors from the Federal District, in spite of not knowing all aspects related to direct finance to schools, they understand their impact on the internal and external community, asking questions other than the ones initially formulated. The result comparison, that took into account the relation between facilitating and difficulty factors, and analysis of these factors in relation to demographic and biographic variables, concerning the group, that answered the questions made it possible verify independently of such variables the school´s actors realize in a similar way all of the items related to the categories and units of analysis being studied. This fact required reflexion and painted out the need of deep study, in order to elucidate the reason of this vision, and at the sometime reinforce other new approaches.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2007.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.