Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Assis, André Pacheco de | - |
dc.contributor.author | Rattia, Victor Hugo Franco | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-31T21:37:00Z | - |
dc.date.available | 2019-10-31T21:37:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-31 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-08 | - |
dc.identifier.citation | RATTIA, Victor Hugo Franco. Mathematical and probabilistic modeling approach for estimation of surface settlements due to TBM tunneling. 2019. xxvii, 153 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35739 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tuneladoras ou TBMs em solos tornaram-se a opção preferida para a construção de túneis, em
áreas urbanas. Rápido processo de escavação, ambiente de trabalho em segurança e relativo
baixo impacto na indução de recalques superficiais são os principais fatores para o seu emprego.
Durante a escavação, existem poucas ferramentas que possam fornecer estimativas dos recalques
devido ao desempenho da TBM. Outro aspecto a ser considerado é a variabilidade dos parâmetros
geotécnicos e a estratigrafia do perfil do solo, ja que constituem uma importante fonte de incerteza
para a avaliação dos recalques. Essas incertezas são consideradas usando métodos probabilísticos
que geralmente exigem um esforço de cálculo significativo. A presente tese tem como objetivo
propor uma metodologia para estimativa dos recalques surperficiais durante escavação com
tuneladoras. Primeiramente, é apresentado um procedimento probabilístico para lidar com as incertezas
das propriedades geotécnicas e do perfil estratigráco na formação de recalques superficiais
induzidos pela construcão de túneis. Finalmente, é apresentado um procedimento matemático
com o escopo de propor um modelo para estimativa de recalques surperficiais durante a contrucão
de túneis com tuneladoras. Dito modelo considera a variabilidade dos parâmetros geotécnicos. A
metodologia proposta é aplicada na recém construída extensão da Linha 5 do Metrô de São Paulo.
A análise probabilística baseia-se na aplicação do método de estimativa pontuais híbrido o qual
emprega um número reduzido de cálculos sem perder precisão. O procedimento também se baseia
em análises de sensibilidade. Análises numéricas bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) são
realizadas, utilizando um código comercial de elementos finitos. Três cenários probabilísticos
baseados nos valores inferior, médio e superior do coeficiente de variação das variáveis de entrada
foram considerados na análise da resposta do maciço para a Linha 5. Os resultados obtidos
utilizando a metodologia proposta permite estimar o cenário probabilístico que melhor indique o
coeficiente de variação ideal a ser adotado em cada variável de entrada. As propriedades elásticas
do solo e a espessura da camada superior do solo tiveram a maior influência na geração de
recalques superficiais. A abordagem matemática baseia-se no comportamento dos deslocamentos
do maciço devido à pressão de suporte na face applicada pela TBM. O recalque superficial
máximo e o volume perdido são considerados como as variáveis para descrever os recalques superficiais
e a pressão de suporte na face da TBM como a variável para descrever a pressão de
suporte interna do túnel. Um conjunto de modelos a partir da revisão de literatura são considerados
e um critério de seleção é aplicado sobre esses modelos para escolher o modelo que melhor
descreva a resposta desse sistema. Verificou-se que a curva não-linear de tensão-deformação proposta
por Duncan & Chang (1970) fornece um bom ajuste dos dados tomados do estudo de caso.
Os limites inferior e superior foram propostos neste modelo para consideração da variabilidade
dos parâmetros geotécnicos e, finalmente, o significado físico dos parâmetros do modelo são
proposto. | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mathematical and probabilistic modeling approach for estimation of surface settlements due to TBM tunneling | pt_BR |
dc.title.alternative | Modelagem matemática e probabilística para estimativa de recalques superficiais devido a escavação com tuneladoras | pt_BR |
dc.title.alternative | Modelage matemática y probabilística para estimativa de los asentamientos superficiales debido a la escavación con tuneladoras | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tunelamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recalques superficiais - estimativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escavações subterrâneas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Túneis - estabilidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Gitirana Junior, Gilson de Farias Neves | - |
dc.description.abstract1 | Tunnel Boring Machines (TBMs) for soils have become the preferred option for construction of
tunnels, especially in urban areas. Rapid excavation process, safe working environment and relatively
low impact on inducing ground movements at the surface have been the main factors for
its employment. Even though, during tunneling, few tools exist that may provide an estimation of
surface settlements due to the TBM performance. Another aspect to consider should be the variability
of geotechnical parameters and ground profile stratigraphy because constitute a significant
source of uncertainty for the assessment of ground movements. These uncertainties may be considered
at the design during modeling by using probabilistic approaches that often require significant
computation effort. The present research aims to propose methodological approach, where
first a rational and efficient probabilistic framework to deal with the uncertainties of geotechnical
properties and stratigraphic profile on tunneling-induced ground movement is presented to finally
describe a mathematical procedure to propose a model, that considers variability of geotechnical
parameters, for estimation of surface settlements during TBM tunneling. The proposed methodological
approach was applied to the recently constructed extension of Line 5 of São Paulo Metro.
The probabilistic approach based on the application of a hybrid point estimation method employs
a reduced number of computations without losing accuracy. The framework also relies on sensitivity
analyses. Two-dimensional (2D) and three-dimensional (3D) numerical analyses are carried
out for Line 5 using a commercial finite element code. Three probabilistic scenarios based on the
lower, mean, and upper bound values of the coefficient of variation of input variables are considered
in the analysis of ground response for Line 5. The results obtained using the proposed
framework allowed to estimate the probabilistic scenario that better provides an ideal coefficient
of variation to adopt for input variables. The ground elastic properties and topsoil layer thickness
had the most significant influence on ground movements. The mathematical approach is based
on the behavior of ground movement due to applied TBM support pressure. Maximum surface
settlement and Volume loss were considered as the variables to describe ground movement, and
TBM face support pressure are considered as the variable for describing the tunnel internal support
pressure. Set of candidate models are considered from the literature review, and a selection
model criterion on these models are used in order to choose the model that better described the
system response. It was found that the nonlinear stress-strain curve proposed by Duncan & Chang
(1970) provide an excellent fitting to the data taken from the case study. Lower and upper bounds
are proposed to this model for consideration of variability of geotechnical parameters and, finally,
the physical meaning of the model parameters are proposed. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Máquinas tuneladoras o TBMs de suelos se han convertido en la opción preferida para la construcción de túneles, especialmente en áreas urbanas. El rápido proceso de excavación, un hambiente de trabajo seguro y un impacto relativamente bajo en la generación de asentamientos superficiales han sido los factores principales para su empleo. Durante la excavación, existen pocas
herramientas que puedan proporcionar una estimación de los asentamientos en la superficie debido al desempeño de la TBM. Otro aspecto a ser considerado es la variabilidad de los parámetros
geotécnicos y de la estratigrafía del perfil geologico, ya que constituyen una fuente importante
de incertidumbre en la evaluación de los movimientos del suelo. Estas incertidumbres son consideradas en la fase de proyecto, durante la modelación, con el uso de métodos probabilísticos el
cual a menudo requieren de un esfuerzo de cálculo significativo. La presente tesis busca proponer
una metodología, para la análasis probabilística racional y eficiente de las incertidumbres de las
propiedades geotécnicas y del perfil estratigráfico en el movimiento de suelo inducido por túneles;
describir un procedimiento matemático y propuesta de un modelo, que considere la variabilidad
de parámetros geotécnicos, en la estimación de asentamientos en la superficie. La metodología
propuesta se aplicó a la recientemente construida extensión de la Línea 5 del Metro de São Paulo.
La análisis probabilística se basea en la aplicación del método de puntos de estimativas híbrido el
cual emplea un número reducido de cálculos sin perder precisión. Esta análisis también se basea
en análisis de sensibilidad. Análisis numéricos bidimensionales (2D) y tridimensionales (3D) son
realizados en la Línea 5 utilizando un código comercial de elementos finitos. Para la análisis de la
respuesta del suelo de la Línea 5 son considerados tres escenarios probalilísticos baseados en los
valores de límite inferior, medio y superior del coeficiente de variación de las variables de entrada.
Los resultados obtenidos utilizando la análisis propuesta permitieron estimar el escenario probabilístico que mejor proporciona un coeficiente de variación ideal para adoptar en las variables
de entrada. Las propiedades elásticas del suelo y la espesura de la camada superficial del suelo
tuvieron la influencia más significativa en los movimientos del suelo. La análisis matemática se
basa en el comportamiento del movimiento del suelo debido a la presión de soporte aplicada por
la TBM. El asentamiento máximo de la superficie y la pérdida de suelo se consideraron como
las variables para describir el movimiento del suelo, y la presión de soporte frontal de la TBM
es considerada como variable para describir la presión de soporte interna del túnel. Un conjunto
de modelos propuestos son considerados a partir de revisiones bibliográficas, y un criterio de selección de modelo es utilizado de manera de escoger el modelo que mejor describa la respuesta
del sistema. fue encontrado que la curva de tensión-deformación propuesta por Duncan & Chang
(1970) proporciona un excelente ajuste a los datos colectados del caso de estudio. Límites inferiores y superiores son propuesto al modelo para considerar la variabilidad de los parámetros
geotécnicos y, finalmente, el significado físico de los parámetros del modelo es propuesto. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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