Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mendes, Ana Magnólia Bezerra | - |
dc.contributor.author | Galvão, Murylo Galy Argôlo | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T22:04:10Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T22:04:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-30 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-28 | - |
dc.identifier.citation | GALVÃO, Murylo Galy Argôlo. Atendimento online em clínica do trabalho: estudo exploratório. 2019. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35730 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo realizar uma Análise Psicodinâmica do Trabalho em dois
atendimentos online em Clínica do Trabalho. Trata-se de uma pesquisa exploratória com a
finalidade de observar em dois estudos de caso como a Clínica do Trabalho se desenvolve
num ambiente online. Como objetivos específicos visa-se descrever a organização do
trabalho, investigar o sofrimento e estratégias defensivas e analisar a mobilização subjetiva e
a potência política de cada caso clínico. A pesquisa tem como referencial teórico a
Psicodinâmica do Trabalho e, como objeto de estudo, dois atendimentos online e individuais
realizados no Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de
Brasília. Justifica-se este estudo pela demanda de atendimentos solicitadas por trabalhadores
em sofrimento que muitas vezes estão inviabilizados de figurarem-se presentes fisicamente no
mesmo ambiente que o clínico, ou vice-versa. Algumas pesquisas presentes na literatura
mostram que a eficácia do atendimento online é muito semelhante à do atendimento
presencial nas psicoterapias. No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia regulamentou a
prestação de serviços psicológicos realizados na modalidade online por meio da Resolução
CFP Nº 11/2018. Assim, o atendimento online pode ser uma nova alternativa que aproxime
clínicos e pacientes na modalidade da Clínica do Trabalho. Neste trabalho, os casos clínicos
são apresentados em dois artigos. O primeiro artigo apresenta o caso clínico de uma
odontóloga do Programa Saúde da Família. Nele se evidencia o uso das estratégias de defesa
da aceleração e da servidão voluntária, os aspectos clínicos e os destinos do sofrimento e da
potência política. Como resultado, a paciente pondera sobre as estratégias defensivas
fracassadas e o sofrimento toma um destino político ao passo que a demanda inicial é
resolvida. O segundo artigo exibe os desdobramentos de um caso clínico no qual uma oficial
de chancelaria, que trabalha numa embaixada brasileira, é vítima de assédio moral. Os
resultados mostram o sofrimento e a trajetória de mobilização da paciente até conseguir ser
removida do local de assédio para o país que desejava. Por fim, este estudo conclui que,
apesar da pouca presença de alguns problemas técnicos no atendimento online, os dois casos
clínicos obtiveram resultados satisfatórios. O atendimento online pode tornar-se uma
alternativa para a Clínica do Trabalho. Por ser um estudo exploratório, os resultados não
podem ser generalizados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Atendimento online em clínica do trabalho : estudo exploratório | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicodinâmica do trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento online | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilização subjetiva | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to make a Psychodynamics of Work Analysis in two Clinic of Work’s online
service. It is an exploratory and descriptive research which aims to investigate how the Clinic
of Work is developed in an online environment. As specific objectives, it aims to describe the
organization of work, to investigate the suffering and the defensive strategies, and to analyze
the subjective mobilization and the politic power of each clinic case. Its theoretical framework
is the Psychodynamics of Work and its object of study includes two online and individual
services done by the Laboratory of Psychodynamics and Clinic of Work at the University of
Brasília. The reason for this study is the demand of services solicited by workers who are
suffering and often unable to be physically present in the same environment as the person
providing the service, or vice-versa. Some of the prior research available within the literature
demonstrate that the efficiency of online service is similar to that of non-online service. In
Brazil, the Federal Council of Psychology created regulations for the provision of
psychological services online by means of CFP Resolution number 11/2018. Thus, online
service may be a new feasible alternative which could connect psychologists and patients
within the modality of the Clinic of Work. This study had the specific goal of producing two
papers which present as a method an adaptation of the Psychodynamic Analysis of Work of
the secondary data obtained in two online and individual appointments within the practice of
Clinic of Work. The first paper presents the clinical case of a dentist within the Program of
Family Health. It evidences the use of defense strategies of volunteer acceleration and service,
clinical aspects and the course of suffering and political force. As a result, the patient reflects
about failed defense strategies and her suffering finds a political course while the initial
demand is resolved. The second paper exhibits the developments of a clinical case in which a
chancellery official who works in a Brazilian embassy was victim of moral harassment. The
results show the patient’s suffering as well as her course of action to be able to get moved
from where the harassment had occurred to another country of her preference. Finally, this
study concludes that although there are some minor technical problems with the online
service, the psychologist was able to proceed without impairment. The Clinic of Work’s
online service obtained satisfactory results. Due to this study’s exploratory trait, the results
cannot be generalized. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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