Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moura, Ricardo José de | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Renata Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T19:42:52Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T19:42:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-30 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-18 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Renata Monteiro. Transcodificação numérica e processamento fonológico em crianças com dislexia do desenvolvimento. 2019. 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35704 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dislexia do desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem caracterizado por deficit persistente
na leitura e na escrita. Algumas crianças com dislexia apresentam dificuldades com a recuperação
dos fatos aritméticos, cálculo mental e a transcodificação numérica. A transcodificação numérica é
uma tarefa do processamento numérico básico que demanda habilidades verbais durante a sua
execução. O objetivo deste estudo foi investigar a habilidade de transcodificação numérica em
crianças com dislexia do desenvolvimento. Participaram deste estudo 23 crianças do grupo controle
com desenvolvimento escolar típico e 26 crianças do grupo com dislexia, na faixa etária de 7 a 12
anos. Análises de covariância indicaram que crianças com dislexia apresentam um deficit na leitura,
no processamento fonológico e na transcodificação numérica. A análise de variância de medidas
repetidas indicou que o grupo com dislexia apresentou desempenho abaixo da média na
transcodificação numérica, com efeito principal da complexidade da tarefa e dos tipos de erros.
Análises de regressão indicaram que a memória de curto prazo verbal, a supressão de fonemas, o
julgamento de rimas e a tarefa de nomeação seriada rápida foram fortes preditores das dificuldades
encontradas na transcodificação de números da notação verbal para a notação arábica. Os
resultados indicam que crianças com dislexia apresentam deficit de transcodificação numérica
independentemente da idade e nível de escolaridade. Além disso, esse deficit incide de maneira
prevalente na organização sintática dos números, entretanto um efeito de lexicalização também foi
encontrado. Desta forma, deficit no processamento fonológico influencia fortemente o desempenho
na transcodificação numérica em crianças com dislexia. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Transcodificação numérica e processamento fonológico em crianças com dislexia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fonoaudiologia - crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dislexia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Developmental dyslexia is a learning disorder characterized by persistent deficits in reading
and writing. Some children with dyslexia have difficulties with arithmetic facts recall, mental
calculation and number transcoding. Number transcoding is a basic numerical processing task
that demands verbal skills during its execution. The goal of this study was to investigate the
number transcoding ability in children with developmental dyslexia. Twenty-three children
from the control group with typical school developmental and 23 children from the dyslexia
group in the 7 to 12-year range participated in this study. Covariance analysis indicated that
children with dyslexia have a deficit in the reading, phonological processing and number
transcoding. Repeated measures analysis of covariance indicated that dyslexia group
presented below average performance in the number transcoding, with the main effect of the
complexity and types of errors. Regression analyses indicated that short-term verbal memory,
phoneme deletion, rhyme judgment task and rapid serial naming was a strong predictor for
such number transcoding difficulties from verbal notation to arabic notation. Results indicate
that children with dyslexia present number transcoding deficits regardless of age and
educational level. Moreover, this deficit predominates in the syntactic organization of
numbers, although a lexicalization effect has also been found. Thus, a deficit in phonological
processing strongly influences the performance in number transcoding in children with
dyslexia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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