Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, Claisy Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Matheus Asmassallan de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T19:37:28Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T19:37:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-30 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-19 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Matheus Asmassallan de Souza. A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior: possibilidades de enfrentamento ao racismo institucional. 2019. 185 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35703 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os pressupostos teóricos dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano constituem-se como
fundamentos básicos da Psicologia Escolar. Um dos contextos de pesquisa e atuação em Psicologia Escolar é
a Educação Superior, onde o psicólogo pode contribuir: na promoção da reflexão para a vida em sociedade,
seus processos de desenvolvimento e de emancipação para autonomia pessoal; no acompanhamento das
trajetórias acadêmicas; no incentivo das potencialidades; no desenvolvimento do perfil profissional esperado;
no compromisso com uma formação integrada, contextualizada e crítica, bem como nos processos de gestão.
No cenário atual de ampliação do acesso ao Ensino Superior pressupõe-se a necessidade da implementação
de políticas que se coadunem com medidas que beneficiem os grupos tradicionalmente excluídos deste
segmento de educação, como a efetivação de ações afirmativas institucionais para a população negra.
Considerando essas questões, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a atuação do psicólogo
escolar na educação superior frente ao racismo institucional. Este estudo propôs também os seguintes
objetivos específicos: (a) mapear e analisar a atuação do psicólogo escolar na educação superior,
notadamente no contexto institucional da Universidade de Brasília (UnB) a partir da percepção das psicólogas
escolares; (b) identificar e caracterizar indicadores de racismo institucional na Universidade de Brasília; (c)
propor atuações para a intervenção institucional da psicologia escolar relativas ao enfrentamento do racismo
institucional na educação superior. O desenho metodológico da pesquisa, de caráter qualitativo e sob o aporte
epistemológico e teórico da psicologia histórico-cultural, envolveu a realização do mapeamento institucional da
UnB e entrevistas junto às psicólogas escolares que trabalham nessa instituição. As informações foram
analisadas a partir do conceito de zonas de sentidos, construídas a partir das falas das participantes por meio
de uma interpretação crítica dos fenômenos apresentados no processo de pesquisa. Os resultados mostraram
que as intervenções da psicologia escolar na UnB são prioritariamente direcionadas aos estudantes, distantes,
ainda, da perspectiva de atuação institucional apresentada pela literatura contemporânea da área. As
participantes relataram que o racismo institucional é uma violência sistêmica, que nega direitos aos sujeitos,
como negros e indígenas na Universidade; para elas, a instituição deve ser responsabilizada coletivamente no
enfrentamento desse fenômeno e não somente os estudantes. Nesta pesquisa, sugere-se ainda, proposições
de atuação para a psicologia escolar com relação ao enfrentamento do racismo institucional na educação
superior. Espera-se, com essa investigação, construir subsídios para políticas públicas e institucionais, no
intuito de fortalecer a atuação das psicólogas escolares especialmente em relação à diversidade étnico-racial
dos estudantes na educação superior. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior : possibilidades de enfrentamento ao racismo institucional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The theoretical assumptions of learning processes and human development constitute the basic foundations of
school psychology. Higher Education is one of the contexts of school psychology research and performance,
where the psychologist can contribute by: promoting reflection towards life in society, its development and
emancipation for personal autonomy processes; monitoring academic path; encouraging the potentialities;
developing the expected professional profile; being committed with an integrated, contextualized and critical
education, as well as with the management processes. In the current scenario of expanding access to the
higher education, it is assumed the need for the implementation of policies in line with measures that benefit
traditionally excluded groups of this educational segment, such as establishing institutional affirmative actions
for the black population. Considering these questions, the present research aimed to investigate the
performance of the school psychologist in higher education dealing with institutional racism. This study also
proposed the following specific objectives: (a) mapping and analyzing the performance of school psychologist
in higher education, notably in the University of Brasília (UnB) institutional context from the perception of
school psychologists; (b) identifying and characterizing institutional racism indicators at University of Brasília;
(c) proposing practices to school psychology institutional intervention regarding the confrontation of institutional
racism in higher education. The methodological design of the research, of qualitative nature and under the
epistemological and theoretical contribution of Historical-Cultural Psychology, involved the Institutional
Mapping accomplishment of UnB and interviews with school psychologists working on the institution. All
information were analyzed based on the concept of areas of meaning after the participants' statements through
a critical interpretation of the phenomena with a critical interpretation of the phenomena presented in the
research process. Results indicated the school psychology intervention at UnB are primarily directed to
students, being still far from the perspective of the institutional performance presented by the Brazilian
contemporary literature of the area. Participants reported that institutional racism is a systemic violence, which
denies rights to individuals in the University, such as blacks and natives. The institution, as a whole, must be
responsible for facing this phenomenon and not only the students. It is suggested in this research proposals of
actions to school psychology in face of the confrontation of institutional racism in higher education. It is hoped
this research will subsidies for public and institutional policies, aiming to strengthen the role of the school
psychologists, especially concerning the ethnic-racial diversity of students in higher education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|