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Título: Quando cuidar é preciso : análise de trajetórias de mulheres face à necessidade de cuidar de pessoa idosa da família
Autor(es): Nascimento, Priscila Pereira Mendes
Orientador(es): Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Assunto: Desenvolvimento psicológico
Cuidadores
Desenvolvimento humano
Idosos - cuidado e tratamento
Data de publicação: 29-Out-2019
Referência: NASCIMENTO, Priscila Pereira Mendes. Quando cuidar é preciso: análise de trajetórias de mulheres face à necessidade de cuidar de pessoa idosa da família. 2019. xii, 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O crescimento da população idosa em nível mundial tem suscitado cada vez mais pesquisas sobre a temática do cuidado informal. Esta pesquisa analisa as trajetórias de vida de mulheres em face da demanda familiar de se tornar a cuidadora principal do pai/mãe ou esposo, com demência. As participantes são cuidadoras informais que frequentam um programa de geriatria e gerontologia ofertado pela Secretaria de Estado de Saúde. Com foco nos processos de ruptura e construção identitária, investigou-se o desenvolvimento psicológico da cuidadora perante a necessidade de cuidar. A metodologia de investigação foi qualitativa, incluindo a realização de entrevistas, a construção individual de respostas a instrumentos (carta, genograma, mandala da vida), e a formação de um grupo focal (GF) para a discussão coletiva sobre suas transições e desenvolvimentos. Os dados construídos foram analisados tendo como base epistemológica a teoria do self dialógico (TSD) e a metodologia de trajetórias de equifinalidade (TEM). Foram produzidos, ao todo, seis relatos de trajetória que evidenciaram as bases socioculturais e subjetivas que participam da construção das relações de cuidado. Em seguida foram desenvolvidos dois estudos de caso, com ênfase na análise das mudanças no sistema de self ao longo das trajetórias de equifinalidade. Conclui-se que o campo do cuidado é uma arena de conflitos e tensões imbricadas de historicidade, e pode contribuir para o desenvolvimento humano no sentido de oferecer uma oportunidade de ressignificação simbólica de eventos passados. Contudo, caso se constitua como um trabalho a ser executado exclusivamente por uma pessoa, pode acirrar situações de sofrimento psíquico e resultar em depressão e exclusão social.
Abstract: The growth of the elderly population worldwide has led scientists to increasingly research on the issue of informal care. This study analyzes the life trajectories of women with family demand to become the primary caregiver of a father or a mother with a dementia. Participants are informal caregivers who attend a Geriatrics and Gerontology Program offered by the State Department of Health. The psychological development of the caregiver was investigated by focusing on the processes of rupture and identity construction. The research methodology was qualitative, including interviews, individual construction of responses to instruments (letter, genogram, lifecycle mandala ), and the conduction of a focal group for the collective discussion about their transitions and developments. The constructed data were analyzed based on the epistemological basis of the Theory of Dialogical Self-TSD, and the trajectory equifinality model -TEM. A total of six trajectory reports were produced that demonstrated the sociocultural and subjective bases that participate in the construction of care relationships. Two case studies were developed, by emphasizing on the analysis of changes in the self system along equifinality trajectories. It is concluded that the field of care is an arena of conflicts and tensions embedded in historicity, and it can contribute to human development in order to offer an opportunity of symbolic resignification of past events. However, if it is a work to be performed exclusively by a person, it can intensify situations of psychic suffering and result in depression and social exclusion.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
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