Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Miranda, Luciana de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Gomes, Maria do Socorro Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-19T19:28:54Z | - |
dc.date.available | 2019-10-19T19:28:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-19 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-11 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Maria do Socorro Mendes. Monitoramento adotado na implementação de programas sociais: o Programa “Crack, é Possível Vencer” (2011 – 2014). 2019. xiii, 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35627 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A política sobre drogas no Brasil ganhou relevância central nas preocupações do governo federal a partir de 2010. O governo federal apresentou estratégias políticas que tinham como objetivo tratar o tema do uso do crack no Brasil. O Programa “Crack, é Possível Vencer”, lançado em 2011, entrou na agenda de projetos prioritários, passando a ter monitoramento sistemático realizado pela Casa Civil da Presidência da República no período de 2011 a 2014. A presente dissertação tem como objetivo analisar o modelo de monitoramento adotado para o acompanhamento da implementação do referido Programa. Está organizada em formato multipaper composta por dois artigos que tratam dos objetivos específicos. No capítulo introdutório apresenta-se o lugar de fala da pesquisadora, a estrutura da dissertação, a contextualização do tema, a identificação do problema de pesquisa, os objetivos, a relevância do trabalho. No primeiro artigo, encontra-se a caracterização e análise do Programa “Crack, é Possível Vencer” em sua estrutura, componentes, dimensões e seus mecanismos de governança. No segundo artigo, apresenta-se o modelo de monitoramento desenvolvido para a implementação do Programa. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada a partir de pesquisa e análise documental de textos oficiais e análise de conteúdo de 11 entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores do governo federal, que participaram da formulação e monitoramento desse Programa. Os resultados apontaram que o Programa foi formulado a partir das pressões e demandas sociais e políticas em torno do tema, tendo sido estruturado com forte componente intersetorial e interfederativo. A fixação de metas ocorreu de forma top down, definida a partir da disponibilidade de financiamento do governo federal, fato que trouxe problemas na execução do Programa. Em relação ao modelo de monitoramento foram identificados os seus aspectos gerenciais e analíticos, na organização de informações e acompanhamento da execução das metas. Além disso, o tipo de monitoramento adotado se mostrou estratégico em decorrência das decisões políticas tomadas a partir dele e por envolver um arranjo federativo e intersetorial. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Monitoramento adotado na implementação de programas sociais : o Programa “Crack, é Possível Vencer” (2011 – 2014) | pt_BR |
dc.title.alternative | Monitoring adopted in the implementation of social programs : The Program “CRACK We Can Win” (2011 – 2014) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Drogas - abuso - prevenção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crack (Droga) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - avaliação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Drug policy in Brazil has gained central relevance in the concerns of the federal government since 2010. The federal government presented policy strategies that aimed to address the issue of crack use in Brazil. The “Crack We Can Win” Program, launched in 2011, entered the agenda of priority projects, being systematically monitored by the Civil House of the Presidency of the Republic from 2011 to 2014. The present dissertation aims to analyze the implementation monitoring model of this Program. It is organized in a multi-paper format composed of two articles that address the specific objectives. In the introductory chapter we present the researcher’s place of speech, the structure of the dissertation, the contextualization of the theme, the Identification of the research problem, the objectives and the relevance of the work. In the first article, there is the characterization and analysis of the “Crack We Can Win” Program in its structure, components, dimensions and its governance mechanisms. In the second article, the monitoring model developed for the implementation of the Program is presented. It is a qualitative study based on research and documentation analysis of official texts and content analysis of 11 semi structured interviews conducted with federal government managers who participated in the formulation and monitoring of this Program. The results pointed out that the Program was formulated based on social and political pressures and demands around the theme, having been structured with a strong intersectoral and interfederative component. Targets setting took place in a top down way, defined by the availability of federal government funding, which caused problems in the implementation of the Program. Regarding the monitoring model, its managerial and analytical aspects were identified, in the organization of information and monitoring of the implementation of the goals. In addition, the type of monitoring adopted was strategic due to the political decisions taken from it and to involve a federative and intersectoral arrangement. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|