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Título: Dinâmicas desenvolvimentais do ser professor na educação infantil bilíngue
Outros títulos: Developmental dynamics of being a teacher in a bilingual preschool
Autor(es): Carolino, Thaís Araújo
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Educação infantil
Educação bilíngue
Professores de línguas - formação
Desenvolvimento humano
Data de publicação: 11-Out-2019
Referência: CAROLINO, Thaís Araújo. Dinâmicas desenvolvimentais do ser professor na educação infantil bilíngue. 2018. xiii, 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho trata das trajetórias desenvolvimentais de professores no contexto da educação infantil bilíngue a partir da teoria do self dialógico e problematiza a educação bilíngue como uma modalidade de ensino que vem demandando novas formas de organização curricular, de processos escolares, de conceber a aprendizagem e, principalmente, de pensar o desenvolvimento profissional dos que atuam nesse segmento. Portanto, o estudo teve por objetivo geral investigar os processos dialógicos de desenvolvimento do self em professores de uma escola de educação infantil bilíngue português-inglês, mediante análise da dinâmica dos posicionamentos de si nas formas de participação e envolvimento nas reuniões pedagógicas cujo foco era o estudo do desenvolvimento das crianças no processo de aquisição de um segundo idioma. Para isso, foram estabelecidos como objetivos específicos: a) caracterizar os sentidos atribuídos pelos professores às especificidades da experiência pedagógica em uma escola de educação infantil bilíngue; b) identificar como os professores qualificam as relações intersubjetivas com a criança em situação de aprendizagem em dois idiomas e as possíveis consequências dessa forma de se perceber na mudança das suas configurações de self; e c) analisar a relação entre a construção de espaços dialógicos de reflexão compartilhada e a ressignificação da atuação docente. A pesquisa empírica contou com a participação de 10 professores de uma escola bilíngue de educação infantil localizada em uma cidade do Distrito Federal e desenvolveu uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, interventivo e dialógico por meio de oito sessões de grupo focal, seguidas de entrevistas individuais com duas professoras de uma das turmas. Entre os instrumentos, destacou-se o uso de vídeos das aulas produzidos e analisados pelos próprios professores, os quais serviram de ferramenta de mediação nas sessões de grupo focal. Os resultados sinalizam a emergência de novos posicionamentos de self nos professores por meio de dinâmicas variadas e processos específicos. Relações de ambivalência, poder, cumplicidade, empatia e confiança foram construídas mediante processos semiótico-afetivos complexos, que demandaram envolvimento afetivo, social e cognitivo dos participantes. Ao visualizarem as situações gravadas, os participantes foram impelidos a práticas reflexivas interessantes, o que sugere que a construção de espaços dialógicos pode transformar as práticas docentes e contribuir significativamente para o desenvolvimento de todos os envolvidos nesse processo. Além disso, buscou-se disponibilizar ferramentas para oportunizar negociação no entendimento acerca das especificidades da experiência e desafios para o desenvolvimento e atuação profissional no contexto da educação infantil bilíngue.
Abstract: This paper addresses the development path of teachers in the context of early childhood bilingual education from the perspective of the Dialogical Self theory. It also problematizes the bilingual education as a teaching method that has been demanding new ways of organizing the curriculums and creating education processes, as well as understanding learning, especially the professional development of those who work in this area. Therefore, the study‟s general objective is to investigate the dialogical process of the development of the self in teachers from an early childhood bilingual school (Portuguese/English) through the analysis of the dynamic of self positioning when participating and getting involved in pedagogical meeting whose focus was the study of children‟s development in the process of acquiring a second language. To this end, the following specific objectives were established: a) to characterize the meanings given by teachers to the specificities of the pedagogical experience in an early childhood bilingual school; b) to identify how teachers qualify the intersubjective relations with the child that is learning two idioms and the possible consequences of this way of perceiving the change to the configuration of the self; c) to analyze the correlation between the construction of dialogical spaces for shared reflection and the resignification of teaching. The empiric research had the participation of 10 teachers from an early childhood bilingual school located in Distrito Federal and developed a qualitative, interventional and dialogical research methodology through eight focal group sessions, followed by individual interviews with two teachers from one of the classes. Among the instruments, it can be highlighted the use of videos from the classes produced and analyzed by the teachers themselves that served as a tool to mediate the focal group sessions. The results showed the urge for new self positioning from the teachers through various dynamics and specific processes. Ambivalent relations, power, complicity, empathy and trust were built through complex semiotic-affective processes, which demanded an emotional, social and cognitive involvement from the participants. When watching the situations recorded, the participants were prompt to interesting reflective practices that suggest that the construction of dialogical spaces can transform the teaching practices and contribute significantly to the development of all involved in the process. Furthermore, new tools were provided to facilitate negotiation in the understanding the specificities of the experience and challenges for the development and professional performance in the context of early childhood bilingual education.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.01.D.35568
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