Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35554
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NicecleidePereiradaCosta.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Neuza de Farias-
dc.contributor.authorCosta, Nicecleide Pereira da-
dc.date.accessioned2019-10-10T18:36:41Z-
dc.date.available2019-10-10T18:36:41Z-
dc.date.issued2019-10-10-
dc.date.submitted2019-03-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Nicecleide Pereira da. Turismo cívico e educação: um encontro teórico x prático na formação de alunos (as) da rede pública de ensino do Distrito Federal: o caso da Escola Classe 28 do Gama. 2019. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35554-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal analisar o potencial do Turismo Cívico como ferramenta para a construção da cidadania. Têm-se como objetivos específicos: Analisar os aspectos relacionados à construção da cidadania através da prática conhecida como passeio cívico; Observar o comportamento dos discentes e docentes na atividade de campo passeio cívico, com o objetivo de entender as motivações e o impacto na realidade social dos discentes envolvidos na atividade e Promover reflexão sobre a atividade passeio cívico e formas de trabalhar o contexto educacional para a compreensão da dimensão social dos discentes. As escolas públicas do Distrito Federal em sua grande maioria colocam como meio importante, a fim de associar a teoria com a prática os chamados: “passeios escolares”- o que caracteriza nesse trabalho o recorte do turismo cívico no referencial teórico. A pesquisa reconhece como participantes da pesquisa os docentes e discentes do 4º ano da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal – Escola Classe 28 do Gama, uma vez que esses discentes têm como conteúdo de história a Cidade – Brasília. O primeiro capítulo traz a metodologia de pesquisa abordando a teoria diante das seções que pautam esse capítulo. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e consiste em um estudo de caso. Em seguida, aborda o referencial teórico discorrendo sobre noções de Turismo com recorte no turismo cívico. No contexto da educação e aprendizagem enfoca a oportunidade do aluno desfrutar do conhecimento descobrindo mundos que vão além da sala de aula. Esse novo significado do aprender beneficia um papel fundamental na formação dos sujeitos, discorrendo sobre a cidadania. A formação do cidadão perpassa o Currículo em Movimento do Distrito Federal envolvendo os eixos transversais. A análise dos dados vem no sentido de responder aos objetivos pretendidos nesta pesquisa. Concluiu-se que através desse estudo tanto a escola pesquisada como outras escolas, assim como professores possam se beneficiar dos resultados e reflexões acerca do tema. Contribuiu para outro olhar sobre a importância do passeio escolar no tocante a potencializar o Turismo Cívico como uma ferramenta importante na construção da cidadania, de um ensino melhor e de uma aprendizagem mais significativa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTurismo cívico e educação : um encontro teórico x prático na formação de alunos (as) da rede pública de ensino do Distrito Federal : o caso da Escola Classe 28 do Gamapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordCidadania - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This Master's thesis aims to analyze the potential of Civic Tourism as a tool for the construction of citizenship. And they have as specific objectives: to analyze the aspects related to the construction of citizenship through the practice known as civic walking; to observe the behavior of the students and teachers in the civic walking field activity, with the objective of understanding the motivations and the impact on the social reality of the students involved in the activity and promote reflection on the activity civic walk and ways of working the educational context for understanding of the social dimension of the students. The public schools of the Federal District, for the most part, put it as an important alternative in order to associate theory with practice with the so-called "school walks" - which characterizes in this work the reduction of civic tourism in the theoretical framework. The research recognizes as participants in the research the teachers and students of the 4th year of the Public School Network of the Federal District - Class 28 School of Gama, since these students have as history content the City - Brasilia. The first chapter brings the research methodology approaching the theory before the sections that guide this chapter. The research is characterized as qualitative and consists of a case study. Then, it approaches the theoretical reference discourse on notions of Tourism with cut in the civic tourism. In the context of education and learning focuses on the opportunity of the student to enjoy the knowledge discovering worlds that go beyond the classroom. This new meaning of learning benefits a fundamental role in the formation of subjects, discussing citizenship. The formation of the citizen crosses the Curriculum in Movement of the Federal District involving the transversal axes. The data analysis comes in the sense of responding to the objectives sought in this research. It was concluded that through this study both the school researched and other schools, as well as teachers can benefit from the results and reflections on the theme. He contributed to another look at the importance of the school trip in terms of enhancing Civic Tourism as an important tool in the construction of citizenship, better teaching and more meaningful learning.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Excelência em Turismo (CET)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.