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Título: Aves em aeroportos : avaliação de translocações de Athene cunicularia na região de Brasília-DF
Autor(es): Santos, Eduardo Guimarães
Orientador(es): Machado, Ricardo Bomfim
Assunto: Corujas
Manejo de fauna
Aeroportos
Habitat (Ecologia)
Translocação de animais
Data de publicação: 10-Out-2019
Referência: SANTOS, Eduardo Guimarães. Aves em aeroportos: avaliação de translocações de Athene cunicularia na região de Brasília-DF. 2019. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Ecologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Devido ao rápido crescimento urbano é comum observar conflitos entre a fauna selvagem e os humanos, conflitos esses que vão desde a transmissão de doenças até invasão de domicílios e atropelamentos. Dentro do contexto urbano, os aeroportos representam um dos locais mais emblemáticos no que se refere ao conflito entre humanos e fauna devido às colisões (atropelamento da fauna) que geram risco de vida, custos econômicos e morte de fauna. Com intuito de reduzir os impactos em aeroportos, muitas propostas de manejo surgiram no mundo indo desde modificações do ambiente (visando tornar os locais menos adequados para as espécies) até a eutanásia (com intuito de redução populacional). Apesar disso, poucos métodos foram efetivamente testados. A translocação, por exemplo, é amplamente utilizada no Brasil como uma forma de manejo, apesar de pouco ter sido feito para testar sua eficácia como uma opção viável. Dessa forma, o objetivo geral do presente estudo foi entender a eficácia da translocação de coruja-buraqueira (Athene cunicularia) e investigar a relação de fatores ambientais, do sexo dos indivíduos com a permanência dos indivíduos translocados, além de avaliar as trajetórias percorridas pelos animais monitorados a fim de modelar suas rotas. As capturas foram realizadas no Aeroporto Internacional de Brasília durante o período de maio a outubro de 2018. Os animais foram marcados com anilha colorida, anilha de metal e rádio transmissor e, após a coleta de sangue para sexagem, foram translocados para diversas distâncias (em uma faixa de 30 km do Aeroporto Internacional de Brasília). Os locais de solturas foram aleatorizados e vistoriados anteriormente à realização das translocações. Geramos um modelo de adequabilidade de hábitat com base na coleta de dados de presença de coruja na área de estudo. Dessa forma, utilizamos o modelo gerado e testamos modelos de dispersão com intuito de predizer as trajetórias percorridas. Utilizamos um modelo mais simples de “rota de menor custo” (que é amplamente utilizado) e um modelo mais complexo que também prediz possíveis trajetórias, mas possibilita incorporar variabilidade e a percepção que o animal tem da paisagem nessas predições. Nossos resultados foram divididos em dois capítulos. No primeiro capítulo, mostramos que o método de translocação não é o manejo eficaz pois os animais translocados não permaneceram nas áreas de soltura que já estão ocupadas com outros indivíduos. Ainda, conseguimos constatar que a translocação de machos e fêmeas devem ser pensadas separadamente, tendo em vista que machos são significativamente mais afugentados que as fêmeas. No segundo capítulo abordamos a efetividade dos modelos na predição das trajetórias. Essas predições são importantes para entender aspectos básicos da espécie como: dispersão, migração, ocupação e preferência no uso dos ambientes. Foi possível demonstrar a importância do acréscimo de variabilidade ao modelo. Em contrapartida, o acréscimo da percepção que os animais têm da paisagem não melhorou o modelo para a coruja-buraqueira.
Abstract: Rapid urban growth makes it common to observe conflicts between wildlife and humans. These conflicts range from the transmission of diseases to homes invasion and collision with vehicles, including airplanes. Within this scenario, airports represent one of the most emblematic places in the conflict between humans and wildlife due to aircraft-animal collisions leading to life-threatening, economic costs and death of the animals. This has led to the emergence of many wildlife management proposals in order to reduce the impacts at airports, ranging from changes in the environment (to make sites less suitable for animals) to euthanasia (for population reduction). However, few methods have been effectively tested. Translocation, for example, is widely used in Brazil as a form of management, although little has been done to test its effectiveness as a viable option. In this way, the main objective of the present study was to understand the effectiveness of the translocation of burrowing owl (Athene cunicularia) and to investigate the relation of environmental factors and the sex of the individuals with their permanence in the new area, also evaluating the trajectories used by the birds monitored in order to model their routes. The animals were captured at Brasília International Airport from May to October 2018. These birds were tagged with colored rings and a metal ring in their feet and a transmitter radio, and after collection of blood for sexing, were translocated for various distances (within a 30 km range of Brasília International Airport). Sites for the releases were randomized in the computer and inspected prior to the translocations. It was generated a habitat suitability model based on data about the presence of owls in the study area. This allowed us to test dispersion models in order to predict the routes traveled by the animals. We run a simpler "least-cost path" model (more widely used) and a more complex model that allows incorporating variability and the animal’s perception on the landscape in these predictions. Our results were divided into two chapters. In the first chapter, we showed that the translocation method is not an effective management because the translocated birds did not remain in the release areas that are already occupied with other individuals. Furthermore, we verified that the translocation of males and females should be considered separately, since males are more significantly driven out by pre-established animals than females. In the second chapter, we discuss the effectiveness of the models in predicting the routes used by translocated birds. These predictions are important to understand basic aspects of the species such as: dispersion, migration, occupation and preference in the use of environments. So it was possible to demonstrate the importance of adding variability to the model. On the other hand, the addition of the animals' perception on the landscape did not improve the model for the burrowing owl.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Ecologia, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ecologia
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Agência financiadora: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Fundação de Apoio para Pesquisa, Ensino, Extensão e Desenvolvimento Institucional (FINATEC).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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