Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35529
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CamilaMachadoGarciadeLima.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sonário do sertão : acervo e memória de experiências sonoras
Autor(es): Lima, Camila Machado Garcia de
Orientador(es): Silva, Gustavo de Castro e
Assunto: Imaginário
Sertão pernambucano
Som
Sonário
Data de publicação: 4-Out-2019
Referência: LIMA, Camila Machado Garcia de. Sonário do sertão: acervo e memória de experiências sonoras. 2019. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa investiga um acervo de sons captados nos sertões de Pernambuco e da Bahia. Estes sons são um caminho epistêmico para os estudos na comunicação e o alicerce da pesquisa são as noções da cultura do ouvir (Norval Baitello Jr.), paisagem sonora (Murray Schafer) e sonosfera (Peter Sloterdjik). O objetivo é realizar um inventário de sons da região, a partir da importância afetiva, cultural e social do imaginário sonoro ou, como propomos, o Sonário. Optamos pelo caminho da razão poética, que forneceu os procedimentos para poder decifrar e perceber o universo sonoro do sertão, a partir dos elementos trazidos pelo cotidiano, pela memória, nas práticas e evocações religiosas, ritualísticas e nas músicas. A partir da imersão em campo, de oficinas e residências, além da análise dos mais de mil arquivos, foi possível esboçar um painel deste imaginário, que se encontra no banco de dados formado e disponível para o acesso, pesquisa e fruição. Dos sons captados durante as viagens etnográficas pelo sertão, pudemos classificá-los em Memórias e Narrativas, Festas e Tradição, Cotidiano e Paisagens. No decorrer desta pesquisa pretendemos demonstrar, com a argumentação teórica e a experiência trazida da coleta dos sons, que a formação cultural, artística e individual das comunidades envolvidas se ancora na produção e escuta dos sons, tendo estes como sua principal aliança com o mundo presente e também com o mundo virtual e invisível.
Abstract: This research investigates a collection of sounds recorded in Pernambuco and Bahia. These sounds are an epistemic path for studies in communication and the foundation of research are the culture of listening (Norval Baitello Jr.), soundscape (Murray Schafer) and sonosphere (Peter Sloterdjik). The objective is to inventory sounds from the region, based on the affective, cultural and social importance of the sound imagery, or, as we propose, the Sonario. We opted for the poetic reason, which provided us the procedures to be able to decipher and perceive the sound universe, from the elements brought by daily life, memory, ritual and religious practices and music. From the field immersion, experienced in workshops and artistic residency, and from the analysis of more than a thousand archives, it was possible to sketch a panel of this imaginary, located at a sound database and available for access, research and enjoyment. From the sounds captured during the ethnographic journeys, we could classify them in Memories and Narratives, Festivities and Tradition, Daily life and Landscapes. In the course of this research we intend to demonstrate, with the theoretical argument and the experience, that the cultural, artistic and individual formation of the involved communities anchors in the production and listening of sounds, having these as their main alliance with the present world and also with the virtual and invisible world.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.