Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35483
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaPaulaFernandesNóbregadaSilva.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ludicidade e Educação Ambiental Crítica : uma proposta para o letramento científico
Autor(es): Silva, Ana Paula Fernandes Nóbrega da
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Educação ambiental
Letramento científico
Ludicidade
Problemas ambientais
Data de publicação: 27-Set-2019
Referência: SILVA, Ana Paula Fernandes Nóbrega da. Ludicidade e Educação Ambiental Crítica: uma proposta para o letramento científico. 2019. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho de pesquisa se embasou na Educação Ambiental Crítica utilizando como estratégias para seu desenvolvimento atividades lúdicas. Foi aplicado em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública do DF. O objetivo foi analisar as contribuições da ludicidade aliada à Educação Ambiental para o letramento científico, a compreensão crítica de diversos aspectos relacionados aos problemas socioambientais, repercutindo na possível tomada de ação, por parte dos docentes e dos discentes, para a transformação da realidade. Planejaram-se tarefas-provas, aplicadas no formato de gincana, para que os estudantes pudessem refletir sobre o descarte de resíduos sólidos, reaproveitamento de alimentos, compostagem, a importância dos vegetais e o plantio de hortaliças, repercutindo na possível tomada de ação, por parte dos docentes e discentes e na transformação da realidade. O trabalho tem abordagem qualitativa e para a coleta de dados utilizaram-se questionários, registro no diário de campo, gravações de áudios dos encontros, fotografias, registros produzidos pelos estudantes por meio das tarefas-prova, entrevistas e a observação do cumprimento das atividades propostas. O desenvolvimento do trabalho demonstrou que o uso da ludicidade para trabalhar a Educação Ambiental é uma estratégia que favorece o interesse e envolve tanto professores quanto estudantes ativamente no processo de ensino-aprendizagem de maneira mais divertida, proporcionando o desenvolvimento da autonomia, colaboração, cooperação, reflexão-ação para mudança de atitude, contribuindo para a formação cidadã, apreensão de conhecimentos e para o enfrentamento dos problemas socioambientais.
Abstract: This research work was based on Critical Environmental Education using as strategies for its development ludic activities. It was applied in two classes of the second year of high school in a public school in the Federal District. The objective was to analyze the contributions of Ludivity allied to Environmental Education for the scientific literacy, the critical understanding of several aspects related to social and environmental problems, with repercussion on the possible action of teachers and students to transform reality. Test-tasks were planned, applied in the form of gymkhana, so that the students could reflect on the disposal of solid residues, reuse of organic matter, composting and the importance of the vegetables and the planting of vegetables, repercussion on the possible action of the teachers and the transformation of reality. The work has a qualitative approach and data collection was done using questionnaires, recording in the field diary, recordings of the audios of the meetings, photographs, records produced by the students by means of task-tests, interviews and observation of compliance with the proposed activities. The development of the work demonstrated that the use of playfulness to work Environmental Education is a strategy that favors interest and involves both teachers and students actively in the teaching-learning process in a more fun way, providing the development of autonomy, collaboration, cooperation, reflection-action to change attitudes, contributing to the formation of citizens, apprehension of knowledge and to face socio-environmental problems.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.