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dc.contributor.advisorGeraldes, Elen Cristina-
dc.contributor.authorNegrini, Vanessa-
dc.date.accessioned2019-09-20T20:46:28Z-
dc.date.available2019-09-20T20:46:28Z-
dc.date.issued2019-09-20-
dc.date.submitted2019-03-22-
dc.identifier.citationNEGRINI, Vanessa. Sobre veganos e outros bichos: as estratégias de comunicação pública do ativismo animal. 2019. 200 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35464-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta é a primeira tese de doutorado do Brasil no campo da Comunicação abordando direitos animais e veganismo. Investigamos as estratégias de comunicação pública do ativismo animal que contribuem para a difusão do veganismo e dos direitos animais no Brasil, a partir da observação da comunicação pública empreendida pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) e portal Vista-se. Apontamos os limites e possibilidades dessas estratégias em três dimensões: seu impacto na agenda pública, na agenda midiática e na agenda política. Lançamos as bases para a fundamentação de uma abordagem metodológica vegana. Propusemos um giro epistemológico ao considerar que os direitos humanos são derivados dos direitos animais e não o contrário como normalmente tem sido sustentado até aqui. A coleta de dados foi feita por meio de observação participante, análise de conteúdo e análise documental. Na interpretação dos dados nos valemos das técnicas de análise textual e codificação. Veganismo e comunicação pública foram os conceitos de observação que orientaram a coleta dos dados. O Direito (Animal) Achado na Rua e o modelo de formação de políticas públicas foram os conceitos para leitura e interpretação dos resultados. Verificamos que as estratégias de comunicação pública estabelecidas pelo ativismo animal têm o papel de restabelecer referenciais ausentes no debate sobre veganismo e os direitos animais. Esse papel tem sido primordial para influenciar as agendas pública, midiática e política na construção de um mundo livre da exploração animal. Na agenda pública, têm sido mais efetivas as estratégias que privilegiam os processos relacionais, em vez de informacionais. Com a mídia, ganham mais alcance as estratégias de geração de dados primários, que dialogam com interesses mercadológicos. Para influenciar a agenda política, as estratégias mais efetivas são aquelas que conseguem ao mesmo tempo movimentar a agenda pública e midiática. Por fim, identificamos que se abrir para processos de escuta e enxergar a esfera política da comunicação é essencial para o ativismo animal encontrar sua dimensão mais importante: o “outro”.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSobre veganos e outros bichos : as estratégias de comunicação pública do ativismo animalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordComunicação públicapt_BR
dc.subject.keywordVeganismopt_BR
dc.subject.keywordDireitos dos animaispt_BR
dc.subject.keywordAtivismo animalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This is the first doctoral thesis of Brazil in the field of Communication addressing animal rights and veganism. We investigate the public communication strategies of animal activism that contribute to the diffusion of veganism and animal rights in Brazil, based on the observation of the public communication undertaken by SVB (Brazilian Vegetarian Society), ANDA (News Agency for Animal Rights) and portal Vista-se. We point out the limits and possibilities of these strategies in three dimensions: their impact on the public agenda, the media agenda and the political agenda. We have laid the foundations for a vegan methodological approach. We have proposed an epistemological shift in considering that human rights are derived from animal rights and not the reverse as has been generally sustained until now. Data collection was done through participant observation, content analysis and documentary analysis. In the interpretation of the data we use the techniques of textual analysis and codification. Veganism and public communication were the concepts of observation that guided the data collection. The (Animal) Law Found on the Street and the model of public policy formation were the concepts for reading and interpreting the results. We verified that the public communication strategies established by animal activism have the role of restoring absent references in the debate on veganism and animal rights. This role has been instrumental in influencing public, media, and political agendas in building a world free from animal exploitation. In the public agenda, strategies that favor relational rather than informational processes have been more effective. With the media, the primary data generation strategies, which dialogue with market interests, gain more reach. To influence the political agenda, the most effective strategies are those that manage at the same time to move the public and media agenda. Finally, we identify that opening up to listening processes and seeing the political sphere of communication is essential for animal activism to find its most important dimension: the "other."pt_BR
dc.contributor.emailmailto:negrini.vanessa@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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