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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35429
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Title: Prevenção à violência no namoro : avaliação de necessidades e desenvolvimento de intervenções
Authors: Santos, Tainah Maria
Orientador(es):: Santos, Silvia Renata Magalhães Lordello Borba
Assunto:: Violência no namoro
Namoro
Violência - prevenção
Adolescentes
Intervenção psicossocial
Issue Date: 16-Sep-2019
Citation: SANTOS, Tainah Maria. Prevenção à violência no namoro: avaliação de necessidades e desenvolvimento de intervenções. 2019. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: A violência nos relacionamentos íntimos pode ser manifestada de forma física, psicológica, material e sexual. Apesar da alta prevalência e das graves consequências, são escassas as iniciativas brasileiras que buscam prevenir a violência no namoro (VN). Este trabalho teve por objetivo realizar uma avaliação de necessidades sobre uma intervenção preventiva à violência no namoro. A avaliação de necessidades consiste no levantamento dos determinantes ligados ao problema alvo de intervenção, sua prevalência na comunidade, identificação de comportamentos, fatores ambientais e psicossociais que tenham impacto no problema. Para atender a esse objetivo, investigou-se três fontes: a literatura, os desenvolvedores de intervenção e os adolescentes, que são o principal público-alvo das intervenções, compondo os três manuscritos que integram essa dissertação. O objetivo do primeiro artigo foi realizar uma revisão sistemática da produção científica sobre as intervenções universais em prevenção à violência no namoro e como essas foram avaliadas. Foram recuperados 14 artigos das bases eletrônicas. Os resultados são promissores na redução de crenças sexistas, nas atitudes sobre violência e no desenvolvimento de competências para relacionamentos saudáveis. Os achados apontaram um baixo número de intervenções que se mostraram efetivas na redução da perpetração e da vitimização em VN, e poucas intervenções acessaram as necessidades dos adolescentes e avaliaram o processo. O segundo trabalho teve por objetivo investigar junto a pesquisadores brasileiros o processo de criação de uma intervenção, de acordo com os passos da Intervention Mapping Approach (IMA), e explorar as barreiras e facilidades encontradas neste percurso. Quatro pesquisadores responderam a uma entrevista estruturada. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e os resultados foram agrupados de acordo com os passos da IMA. A produção de programas preventivos à violência no namoro está majoritariamente concentrada nas universidades públicas. Observa-se que as intervenções brasileiras são desenvolvidas com forte respaldo da literatura e seguem um planejamento sistematizado, o que pode garantir a qualidade das mesmas e evitar iatrogenias. Contudo, percebe-se que os programas contam com poucos multiplicadores e recursos financeiros, o que reduz o alcance, a sustentabilidade e a difusão das mesmas. O terceiro manuscrito teve por objetivo investigar as percepções dos adolescentes sobre violência no namoro e analisar, à luz da teoria bioecológica, os conteúdos dos adolescentes sobre o tema de violência no namoro. Foram realizados dois grupos focais com 6 alunos cada de ensino médio de uma escola pública do DF. Os dados foram analisados qualitativamente e quatro categorias foram derivadas da construção dos grupos. Os resultados indicaram que os adolescentes iniciam a vida amorosa cada vez mais cedo e reconhecem a importância da prevenção por demandarem um espaço de diálogo sobre a violência no namoro que preceda essas experiências. Apesar de reconhecerem violência em seus relacionamentos e de seus pares, os jovens percebem que apresentam dificuldade em estabelecer limites nas relações e não sentem que contam com recursos para intervir com os amigos.
Abstract: Violence in intimate relationships may be manifested in a physical, psychological, sexual and material form. Despite the high prevalence and the serious consequences, there are few brazilian initiatives that seek to prevent dating violence (DV). This study aimed to conduct a needs assessment on a preventive intervention to prevent DV. The needs assessment is the survey of the determinants linked to the problem, your target prevalence in the community, identifying behaviours, psychosocial and environmental factors that have an impact on the problem. To meet this goal, three sources have been searched: the literature, intervention’s developers and the teenagers, who are the main target audience of the interventions, composing the three manuscripts that integrate this dissertation. The objective of the first article was to conduct a systematic review of the scientific literature on universal interventions in prevention of dating violence and how these were evaluated. Fifteen articles were recovered from electronic bases. The results are promising in reducing sexist beliefs, attitudes about violence and to develop skills for healthy relationships. The findings showed a low number of interventions that’ve proven effective in reducing the perpetration and victimization in DV, and few interventions have accessed the needs of teenagers or conducted process evaluation. The second study aimed to investigate researchers who have already participated in the development of an intervention in DV. The research sought to understand the process of creating an intervention according to the steps of Intervention Mapping Approach (IMA) and explore the barriers and resources found in this way. Four researchers responded to a structured interview. Data were analyzed through content analysis and the results have been grouped according to the steps of the IMA. The production of preventive programmes to DV is mostly concentrated in the public universities. Probably, that’s why brazilian interventions are developed with a strong endorsement of literature and follow a systematic planning, which can ensure quality and prevent iatrogenic repercussions. However, for the same reason, the programs have few financial resources and multipliers, which reduces the reach, sustainability and dissemination of this interventions. The third manuscript aimed to investigate teenager’s perceptions about dating violence and analyze the contents of the teenagers produce about dating violence, using the bioecologial theory. Two focus groups were conducted with high school students in a public school in DF. The data were analyzed qualitatively and four categories were derived from the construction of the groups. The results indicated that adolescents begin the love life earlier than expected and recognize the importance of prevention by demanding a space to talk about DV before having their first experiences. Despite acknowledging violence in their relationships and in their peer’s, young people recognize difficulties in establishing boundaries in relationships and don't feel they have the resources needed to intervene with friends.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
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